Terça-feira, 22 de março de 2016 - 05h46
O conselheiro presidente Edilson de Sousa falou da relevância do trabalho
que visa fazer um diagnóstico preciso da saúde em Rondônia
Representantes das Secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios, dos Conselhos de Saúde Estadual e Municipais e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) receberam na última quarta-feira (16), no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), informações e orientações sobre o trabalho de Levantamento em Governança e Gestão da Saúde, realizado em cooperação com o TCU e com outros 27 Tribunais, em âmbito nacional.
Segundo os auditores de controle externo Felipe Mottin Pereira de Paula, Klebson Leonardo de Souza Silva e Raimundo Paulo Dias, que conduzem os trabalhos em Rondônia, o levantamento consiste em uma autoavaliação a ser respondida pelos próprios gestores de saúde pública no Estado (secretário e conselheiros estaduais de saúde; secretários municipais e conselheiros municipais de saúde e integrantes da CIB), por meio de um questionário, disponível para preenchimento, até dia 15 de abril.
As respostas integrarão uma base de dados e todos os municípios receberão um relatório individual com informações e recomendações de melhoria, que serão monitoradas em outros ciclos. Conforme ressaltado pela equipe do TCE-RO, “este é um trabalho de cooperação, uma iniciativa de caráter preventivo e orientativo, por meio da qual o Tribunal será um parceiro e indutor de boas práticas, visando à melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos na área de saúde”.
Além de dar informações sobre o andamento do processo de avaliação da governança e gestão em saúde (finalidade, objetivos, cronograma), os auditores também explicaram como usar a ferramenta eletrônica para o preenchimento do questionário, disponível no portal do TCU (www.tcu.gov.br/perfilgovsaude).
O presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, destacou a importância desse trabalho e agradeceu o envolvimento e participação dos gestores rondonienses em todas as fases do levantamento. “É importante que todas as dúvidas sejam esclarecidas nesse encontro, a fim de que seja realizado um diagnóstico preciso da saúde em Rondônia, permitindo a implementação de diretrizes para atender as necessidades da população”, afirmou o presidente.
Em caso de outros esclarecimentos ou dúvidas, os gestores, técnicos e membros de conselhos podem utilizar os seguintes canais: telefone (69) 3211-9153, e-mail govsaude@tce.ro.gov.br e página eletrônica www.tcu.gov.br/perfilgovsaude.
Fonte: Ascom TCE
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)