Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gespública debate ações com servidores do TCE


  
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, implantado em 2006 no Tribunal de Contas (TCE-RO), está agora na fase de colher informações com as várias secretarias e órgãos da instituição, com reuniões segmentadas, conforme o cronograma previsto pelo grupo responsável pela execução dos trabalhos, para, a seguir, finalizar um Plano de Metas, com vistas à sua implementação.

Para o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, o Gespública tem uma grande importância para que o tribunal consiga índices cada vez melhores de profissionalização na área da administração pública, tornando-se um forte instrumento no atendimento ao cidadão.

Criado em 2005, através do decreto-lei 5378 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Gespública é uma fusão dos Programas da Qualidade e da Desburocratização, sendo focado em três pontos principais: é essencialmente público; focado em resultados; é federativo.

Esse Programa tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e “para o aumento da competitividade do País, formulando e implementando medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais”, conforme preconiza sua proposta inicial.

Fonte: Lúcio Albuquerque

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)