Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gespública debate ações com servidores do TCE


  
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, implantado em 2006 no Tribunal de Contas (TCE-RO), está agora na fase de colher informações com as várias secretarias e órgãos da instituição, com reuniões segmentadas, conforme o cronograma previsto pelo grupo responsável pela execução dos trabalhos, para, a seguir, finalizar um Plano de Metas, com vistas à sua implementação.

Para o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, o Gespública tem uma grande importância para que o tribunal consiga índices cada vez melhores de profissionalização na área da administração pública, tornando-se um forte instrumento no atendimento ao cidadão.

Criado em 2005, através do decreto-lei 5378 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Gespública é uma fusão dos Programas da Qualidade e da Desburocratização, sendo focado em três pontos principais: é essencialmente público; focado em resultados; é federativo.

Esse Programa tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e “para o aumento da competitividade do País, formulando e implementando medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais”, conforme preconiza sua proposta inicial.

Fonte: Lúcio Albuquerque

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)