Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gespública debate ações com servidores do TCE


  
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, implantado em 2006 no Tribunal de Contas (TCE-RO), está agora na fase de colher informações com as várias secretarias e órgãos da instituição, com reuniões segmentadas, conforme o cronograma previsto pelo grupo responsável pela execução dos trabalhos, para, a seguir, finalizar um Plano de Metas, com vistas à sua implementação.

Para o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, o Gespública tem uma grande importância para que o tribunal consiga índices cada vez melhores de profissionalização na área da administração pública, tornando-se um forte instrumento no atendimento ao cidadão.

Criado em 2005, através do decreto-lei 5378 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Gespública é uma fusão dos Programas da Qualidade e da Desburocratização, sendo focado em três pontos principais: é essencialmente público; focado em resultados; é federativo.

Esse Programa tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e “para o aumento da competitividade do País, formulando e implementando medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais”, conforme preconiza sua proposta inicial.

Fonte: Lúcio Albuquerque

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)