Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 - 17h55
A sinalização das áreas liberadas para a extração de ouro no Rio Madeira e a assessoria jurídica para a reorganização da Cooperativa dos Garimpeiros foram os dois principais temas do pedido feito por um grupo de garimpeiros, na manhã desta quinta-feira (4), com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho. O grupo representa cerca de três mil famílias que estão sem trabalhar por indefinições tanto sobre as áreas, quanto à permissão pela cooperativa.
Os garimpeiros pediram ao deputado Hermínio Coelho que interceda junto á Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e à Marinha do Brasil, para que façam a sinalização no Rio Madeira das áreas livres para a atividades garimpeira, vez que se confundem, segundo as reclamações, com áreas submetidas a restrição ambiental.
O principal problema, porém, segundo as reclamações, diz respeito a própria organização da classe por meio da Cooperativa dos Garimpeiros, Mineração e Agroflorestal (MINACOOP). A representatividade vem sendo contestada na justiça há algum tempo e há denúncias de que os diretores só aceitam como cooperados, e portanto com acesso a permissão para a garimpagem, pessoas simpáticas à Diretoria, que, paradoxalmente, tem entre os opositores a imensa maioria dos garimpeiros.
Como fez em reuniões anteriores, Hermínio Coelho voltou a defender um amplo entendimento entre a classe, de forma que a Minacoop possa atender aos interesses de todos e não apenas de um pequeno grupo de aliados. A reorganização vem sendo feita com o apoio da CUT, mas o deputado se comprometeu em oferecer assessoria jurídica para acompanhar o trabalho.
Fonte: Valbran Junior
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,