Segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 - 18h24
O deputado Federal Lindomar Garçon-PV, se mantém atuante em busca de melhorias de condições de vida da sociedade rondoniense.
Na área de saúde, o parlamentar acabar de destinar recurso de emenda para aquisição do primeiro aparelho de vídeo laparoscopia utilizado em cirurgias pelo SUS em Rondônia, e que está sendo instalado no Hospital de Base, na capital.
Garçon esclarece que a princípio este aparelho seria instalado nos Hospital das Irmãs Marcelina, na BR-364, próximo a Candeias do Jamari, por ter sido uma solicitação da irmã Nina, mas como o aparelho foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde, e por questões burocráticas, o aparelho está sendo instalado no Hospital de Base, mas segundo ele, sem prejuízos para os pacientes.
O parlamentar acrescenta, que o objetivo da aquisição deste aparelho é prestar atendimento a todos os pacientes que estão na fila SUS, em especial dos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.
Essa é uma antiga reivindicação dos pacientes que buscam este serviço e que não conseguem porque ele atualmente está disponível apenas nos hospitais e laboratórios particulares, mas que passa a partir de agora a ser oferecido aos pacientes do Sistema Única de Saúde- SUS, aqui na capital.
Através deste aparelho o Laparoscópio, será possível observar o interior da cavidade abdominal e os órgãos aí presentes, através de lentes potentes, microcãmeras e monitores de vídeo e fazer um diagnóstico preciso que possa garantir uma cirurgia laparoscópica com total garantia para o paciente.
Segundo o deputado Garçon, através deste procedimento cirúrgico, o paciente, tem uma rápida recuperação, em 24 horas é liberado do hospital, pois não haverá mais a necessidade de um procedimento cirúrgico cortante.
Também, acrescenta o deputado, teremos menos riscos de uma infecção hospitalar e essa cirurgia dará mais agilidade no atendimento reduzindo a fila dos pacientes que estão a espera pelo atendimento através do SUS.
Na realidade a Laparoscopia é um procedimento cirúrgico realizado sob efeito de anestesia, utilizada para diagnosticar alterações na superfície dos órgãos ginecológicos. Segundo o deputado, com o novo equipamento, o primeiro do estado a atender pelo SUS, exames ginecológicos, para diagnosticar miomas uterinos,cisto ovário, tumor benigno,redução de estômago, visícula, úlcera e outros, serão realizados em tempo recorde,colaborando assim, para um melhor atendimento a nossa população.
Laparoscopia é um procedimento diagnóstico e terapêutico para examinar e realizar cirurgias através de pequenas cânulas de metal que são inseridas no abdomem. A laparoscopia é uma técnica de cirúrgica minimamente invasiva, ou seja, que se utiliza apenas pequenas incisões entre 0,5 e 1,0 cm para observar o interior da cavidade abdominal e os órgãos aí presentes.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)