Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Garçon acompanha garimpeiros em audiência no DNIT


Lindomar Garçon acompanha representantes dos garimpeiros em audiência no DNPM em Brasília.

Em audiência com o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM, Miguel Nery e do Diretor de autorga, Roberto Silva, representantes da categoria de garimpeiros de Rondônia, acompanhados pelo deputado federal Lindomar Garçon-PV-RO, entregaram documentos a direção do DNPM, onde explicam que os mesmos estão sendo prejudicados em sua atividade com a falta de permissão de Lavra Garimpeira-PLG.

Os garimpeiros demonstraram a direção nacional do DNPM, que a categoria está com toda documentação legal e cumprindo todas as exigências solicitadas pelo órgão.

Eles questionaram porque então, mesmo estando com toda documentação exigida pelo órgão, até o momento a atividade não foi liberada?

A direção do DNPM, argumenta que a permissão para a atividade garimpeira  não foi autorizada porque existe um grande empreendimento energético a ser construído na região, que são as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, e que estas obras não podem ser comprometidas pela atividade garimpeira na região.

Mas os garimpeiros argumentaram que a área onde está sendo requerida a permissão para lavra não compromete  a construção das usinas porque fica há mais de 30 quilômetros da região dos empreendimentos.

Eles informaram também que a categoria já teria assinado um termo de compromisso que determina que na ocorrência de qualquer empecilho devido a atividade garimpeira os garimpeiros estariam dispostos a sair da região. Esse termo já se encontra n processo que pede a permissão de lavra.

Após horas de negociação, o diretor Geral do DNPM Roberto Silva abriu a possibilidade para assinatura da permissão de lavra autorização para o trabalho legal. Ele determinou que na próxima reunião com os parlamentares federais  e representantes dos garimpeiros, que está prevista para o próximo  dia 12 de março , às 10 horas, vai definir os rumos da atividade garimpeira no estado.

O deputado federal Lindomar Garçon saiu otimista da audiência e com a certeza de que o bom senso vai prevalecer, e que os garimpeiros em breve vão receber a permissão do DNPM para  exercer suas atividades de forma legal na região.

Garçon explica que já vem trabalhando com autoridades em Rondônia e em Brasília no sentido de garantir aos garimpeiros o direito a lavra atendendo todas as normas legais do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM.

Ao sair da audiência, Garçon disse aos representantes dos garimpeiros que eles podem sempre contar com ele na defesa de seus direitos.

Na próxima audiência estarei aqui novamente acompanhando suas reivindicações. Dedico o meu mandato  a gente de nossa terra, e jamais irei fugir desse compromisso, pois para isso fui eleito, finaliza o deputado

Estiveram presente a audiência no DNPM, Além do Deputado federal Lindomar Garçon, e dos diretores do DNPM, os representantes dos garimpeiros, José Alves da Silva, presidente da federação Nacional dos Garimpeiros, José Airton Aguiar, presidente da COOGARIM, José Brito, secretario geral da COOGARIM, Fabiano Oliveira Senna, Delegado da Federação Nacional dos Garimpeiros, o deputado federal Mauro Nazif, representantes do Deputado Federal Ernandes Amorim, e do próprio Deputado Lindomar Garçon-PV-RO

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)