Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 - 10h20
Um mutirão de limpeza realizado nesta semana pelas secretarias municipais de Obras e de Desenvolvimento Socioeconomico no galpão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia (Asprovel), localizado no bairro Tiradentes. Para realizar a limpeza a secretaria de obras disponibilizou 6 caçambas, uma pá carregadeira e uma equipe de servidores que executam o serviço a pedido da Asprovel.
A necessidade da execução do trabalho veio depois que a associação firmou uma parceria com a Alstom Foundation, no valor de 76 mil euros que servirão para a reforma do galpão, compra de equipamentos e veículos para viabilização do trabalho de reciclagem realizado pelos catadores.
Segundo o presidente da associação, o galpão estava em péssimas condições, “nem carro entrava aqui, era impossível trabalhar, mas agora depois da limpeza só falta chegar o recurso e colocar os catadores para trabalhar” conclui Raimundo Lima.
A chegada do recurso esta prevista para o próximo mês de fevereiro. A Semdestur é responsável pela orientação e elaboração de projetos para aplicação destes valores que serão recebidos pela associação de catadores. Segundo Ana Cristina Aguiar, chefe da Divisão de Organização e Apoio a Grupos da Economia Solidaria, a secretaria vem dando uma atenção especial aos projetos voltados para a área, “o trabalho destes catadores é de suma importância e deve ser valorizado e incentivado através de políticas publicas”, declara ela.
A cidade de Porto Velho produz cerca de 180 toneladas de lixo por dia. Com base em estimativas do setor, cerca de 20 toneladas desse montante podem ser reaproveitadas.
Da Parceria
A Alstom Foundation,foi criada em 2007 para apoiar iniciativas globais e locais destinadas a comunidades que tenham como objetivo a preservação do meio ambiente.O recurso veio através da aprovação de um projeto enviado pela a associação a Alstom Foundation que firmou parceria com a Asprovel para dar início ao primeiro programa de coleta seletiva da cidade de Porto Velho (RO). A associação de coletores receberá os recursos necessários para que possa exercer o trabalho de separação dos materiais enviados para reciclagem.O galpão utilizado pelos catadores é propriedade da prefeitura e foi dado a Asprovel por concessão de uso, para viabilização do projeto da associação.
Fonte: Edina Silva
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar