Segunda-feira, 26 de novembro de 2012 - 12h15
O Plano FutuRO foi apresentado pela sua coordenadora, secretária de Assistência Social (Seas), Cláudia Moura, na última sexta-feira (23), durante o Encontro dos Prefeitos e Prefeitas Eleitas, realizado em Porto Velho pelo Sebrae, em parceria com o Governo de Rondônia e Associação Rondoniense de Municípios.
Também esteve presente no evento, a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, que, juntamente com a secretária Cláudia Moura palestrou para prefeitos e primeiras damas dos municípios rondonienses.
Na sua apresentação, a coordenadora do FutuRO pontuou os desafios que os novos prefeitos terão nos próximos anos na área social, e se prontificou a auxiliá-los, deixando toda sua equipe técnica à disposição para orientá-los no que for necessário. E anunciou para o início de 2013 capacitações para os novos gestores. “A Política de assistência social é muito recente e requer ser bem assimilada pelos administradores públicos. Já foi o tempo em que assistência social era sinônimo de assistencialismo”, enfatizou.
Cláudia Moura também explicou que o governo de Rondônia, através do FutuRO, está priorizando projetos que envolvam crianças, adolescentes e jovens, objetivando romper o ciclo depobreza e vulnerabilidade estabelecido na família e citou que Rondônia possui 120 mil famílias, com crianças entre cinco anos até jovens com 19 anos, em situação de pobreza e pobreza extrema.
Pensando em uma parte significativa desse público, o governo iniciou o projeto Bolsa FutuRO Jovem, que incentiva a permanência escolar de jovens entre 15 a 21 anos, com renda familiar per capta de até R$ 140 ao mês, que estejam cursando o ensino médio regular ou o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Eles receberão um incentivo para concluírem os estudos, um benefício em forma de poupança, no valor de R$ 1.800 para aqueles que concluírem o ensino médio.
“Nosso otimismo é sempre grande e as nossas metas são desafiadoras. Hoje temos em Rondônia mais de 179 mil pessoas na pobreza, outras 125 mil na extrema pobreza e estamos trabalhando para assegurar mais oportunidades para esse público, por meio de programas integrados. Os municípios são fundamentais nessa cruzada”, garantiu a secretária.
Na ocasião, a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, elogiou o FutuRO e orientou os novos gestores, para que não percam a oportunidade de integrar o seu município neste Plano. Márcia Lopes também reforçou o verdadeiro papel das primeiras damas. “A população precisa de política pública, projetos coerentes e que possam beneficiá-la da melhor forma possível. A primeira dama que assume a pasta da Secretaria de Assistência Social tem que ter esta visão ampliada”, orientou Márcia Lopes.
Fonte: Lú Braga – Decom
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d