Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fundo de Assistência Social é discutido em Seminário


 
Aplicar melhor os recursos utilizados nos financiamentos de projetos na área da Assistência Social. Este foi o principal assunto em discussão no Seminário de “Assistência Social” realizado pela prefeitura de Porto Velho, no auditório da Casa da Indústria, sob a coordenação da secretaria municipal de Assistência Social (Semas).

Tendo como tema “Fundo Municipal de Assistência Social e Controle Social na Gestão das Políticas Públicas”, os debates envolveram três eixos temáticos: Orientação sobre Gestão do FMAS; Controle e Monitoramento dos Convênios do exercício de 2010 e Controle Social e Gestão do Programa Bolsa Família, no âmbito das Condicionalidades da Saúde e Educação. “O controle social abrange a elaboração e execução orçamentária dos recursos arrecadados, a fiscalização e a prestação de contas de sua utilização, sob a ótica não apenas da legalidade ou regularidade formal dos atos, mas também, da legitimidade, economicidade, oportunidade e adequação ao propósito de assegurar o alcance do bem comum e do interesse público”, informou a secretária Benedita Nascimento, da Semas.

No período da manhã foi realizada ainda, a Mesa de Trabalho: “Orientações para Gestão, Controle e Monitoramento da Gestão de Projetos”. No período da tarde, acontece uma reunião ampliada com os Conselhos Municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social e com representantes das secretarias municipais de Saúde e Educação.

Durante o encontro, as instituições conveniadas que recebem verba do fundo também fizeram uma breve prestação de contas, detalhando ainda os resultados obtidos por meio dos projetos executados em 2010. Este ano, 22 projetos foram financiados pelo Fundo Municipal de Assistência Social em Porto Velho, totalizando um desembolso na ordem de R$ 795, 30 mil. “Além das orientações passadas às instituições que são financiadas pelo Fundo Municipal de Assistência Social, esse Seminário tem a finalidade de tornar público, as ações e projetos que são desenvolvidos nessa área e também mostrar à população a forma como esses recursos são aplicados”, frisou a secretária.

 Fonte:  Joel Elias
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Em uma decisão alinhada com os anseios da população brasileira, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) votou a favor do requerimento de u

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)