Sábado, 30 de junho de 2012 - 06h03
O Fundo Brasil de Direitos Humanos divulgou hoje o resultado do processo de seleção do Edital 2012. Duas iniciativas propostas por organizações da sociedade civil de Rondônia foram contempladas. É a primeira vez que projetos do Estado foram contemplados. As atividades devem começar em agosto.
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos - CDCA-RO está à frente do projeto "Fortalecendo a luta por Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Rondônia". A iniciativa prevê atividades de formação para militantes e dirigentes de organizações e movimentos sociais da infância, membros do fórum DCA, para uma atuação mais crítica e qualificada no Sistema de Garantia de Direitos -SGD.
Já o Instituto Madeira Vivo - IMV, com o projeto “Puxirun - Comunicação em defesa dos direitos socioambientais dos atingidos pelo complexo hidroelétrico do Rio Madeira”, dará continuidade ao Programa de Comunicação da Rede de entidades em Defesa da Vida na rádio Caiari - AM 1430MHz (www.radiocaiari.com). O programa que vai ao ar aos domingos, das 9h às 10h30, tem denunciado violações de direitos socioambientais promovidos com a implantação do complexo hidrelétrico.
Sobre o Edital
Por meio do Edital 2012, o Fundo Brasil vai apoiar 21 projetos, 6 desses, no Norte. A relação completa pode ser obtida aqui. Pessoas e/ou empresas interessadas em contribuir em iniciativas como essa e outras apoiadas pela fundação podem fazê-lo por meio do site ou remetendo email para mobilizacao@fundodireitoshumanos.org.br.
O Fundo Brasil é uma fundação privada que tem por missão promover os direitos humanos no Brasil. Seu compromisso é disponibilizar recursos para apoio institucional e às atividades de organizações da sociedade civil e de defensores e defensoras de direitos humanos em todo o território nacional, priorizando aqueles(as) que disponham de poucos recursos ou que tenham dificuldades de acesso a outras fontes.
Desde 2007, foram apoiados 141 projetos, em editais anuais. Já foram doados R$ 3,380 milhões a pessoas e pequenas organizações que enfrentam a discriminação e a violência institucional nas mais diversas áreas dentro do campo dos direitos humanos. Todos podem ser conferidos aqui!
Nova chamada aberta
Até o dia 23 de julho deste ano, o Fundo Brasil recebe inscrições para o Edital Específico "Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano". Por essa nova chamada, realizada em parceria com a Fundação Ford, o Fundo Brasil irá doar até R$ 300 mil para apoio a projetos que visem a defesa e a promoção de direitos humanos de grupos ou comunidades das regiões metropolitanas das Capitais brasileiras.
A proposta é apoiar grupos vulneráveis a impactos adversos resultantes da preparação ou implementação de projetos de desenvolvimento urbano de larga escala ou de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos.
Fonte: Débora Borges
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç