Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008 - 15h10
Funcionários da agência Centro do HSBC em Porto Velho cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira (15.02) por uma hora para participar de um ato de protesto promovido pelo Sindicato dos Bancários (SEEB) contra a medida coercitiva implantada recentemente pelo banco de revistar todos os funcionários comissionados na saída do expediente diariamente.
A revista aos trabalhadores do banco é considerada pela direção do sindicato como constrangedora e configura crime de assédio moral. Segundo o assessor jurídico do SEEB, Itamar Freitas, a denúncia foi realizada primeiramente ao público e clientes do banco e será formalizada em breve às autoridades fiscalizadoras do Trabalho.
A denúncia foi feita ao sindicato pelos próprios trabalhadores há duas semanas. Segundo o presidente do SEEB, Cleiton dos Santos, a medida se torna ainda mais constrangedora quando se leva em conta que a revista aos comissionados é realizada pelos colegas de trabalho.
"Mais que constrangedor a medida é agressiva e violenta. Ao baixar uma medida como essa, o Banco deixa entender que não confia nos seus trabalhadores, na medida que tratam-nos como bandidos. A Polícia chama essa revista de ´baculejo´ muito empregada nas blitz em locais de alta periculosidade. Se o banco está desconfiando dos funcionários o que pensará os clientes?", questionou.
No ato público desta sexta-feira, o sindicato contratou a trupe do palhaço xereta e mostrar aos clientes da agência a forma como são feitas as revistas aos trabalhadores de uma maneira jocosa e que mostra a violência a que é submetida diariamente dezenas de funcionários do banco.
"É difícil de acreditar que um banco como o HSBC, um dos mais ricos do mundo e que prega padrão de excelência trate seus gerentes com expedientes dessa natureza. É bom lembrar que toda a empresa de excelência tem como fator número um de seu sucesso o respeito e a valorização de seus funcionários", finalizou.
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)