Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funasa/RO promove capacitação em vigilância nutricional


Começou hoje (29), no auditório do Hotel Rondon, em Porto Velho, a Capacitação em Sistema de Vigilância Nutricional Indígena (Sisvan), promovida pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO). O curso tem como meta principal elaborar planos de ação nutricional a serem desenvolvidos nas aldeias indígenas e conta com a participação de profissionais da área de saúde.

Até a próxima quarta-feira, técnicos da Funasa/RO, Secretária Estadual de Saúde (Sesau), Secretária Municipal de Saúde (Semusa), Secretária de Estado do Meio Ambiente (SEMA) estarão discutindo, entre outros temas: aleitamento materno; direitos humanos; segurança alimentar nutricional; controle e avaliação de medidas (peso e altura) e diretrizes do sistema.

A capacitação terá carga horária de 24 horas e será ministrada pela técnica, Aline Mota (responsável pelo Sisvan), enfermeira Isabel Araújo (Casa de Apoio ao Índio de Porto Velho); nutricionista Meryanny Milgar (Sesau); a nutricionista Jusara Maiga (Coordenação Regional da Funasa do Tocantis) e professores do curso de nutrição da Faculdade São Lucas.

De acordo com Aline Mota, o sistema trabalha para melhorar o estado nutricional da população indígena, priorizando crianças, idosos e gestantes, população mais vulnerável a desnutrição.    


Entre as ações desenvolvidas pelo Sisvan está a prevenção à desnutrição, orientação sobre os cuidados com os alimentos e apoio e financiamento de atividades de iniciativas comunitárias em que visam à melhoria das condições de saúde das comunidades indígenas.

Balanças

Durante este semestre a Core-RO disponibilizou balanças pediátricas paras as aldeias localizadas nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Alta Floresta, Jarú, Ji-Paraná e Humaitá. No total, foram distribuídas 72 balanças. Mensalmente os agentes indígenas de saúde que atuam nas aldeias, coletam o peso e a altura de crianças, idosos e gestantes, com propósito de analisar o estado nutricional, desses índios.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)