Segunda-feira, 29 de outubro de 2007 - 17h15
Começou hoje (29), no auditório do Hotel Rondon, em Porto Velho, a Capacitação em Sistema de Vigilância Nutricional Indígena (Sisvan), promovida pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO). O curso tem como meta principal elaborar planos de ação nutricional a serem desenvolvidos nas aldeias indígenas e conta com a participação de profissionais da área de saúde.
Até a próxima quarta-feira, técnicos da Funasa/RO, Secretária Estadual de Saúde (Sesau), Secretária Municipal de Saúde (Semusa), Secretária de Estado do Meio Ambiente (SEMA) estarão discutindo, entre outros temas: aleitamento materno; direitos humanos; segurança alimentar nutricional; controle e avaliação de medidas (peso e altura) e diretrizes do sistema.
A capacitação terá carga horária de 24 horas e será ministrada pela técnica, Aline Mota (responsável pelo Sisvan), enfermeira Isabel Araújo (Casa de Apoio ao Índio de Porto Velho); nutricionista Meryanny Milgar (Sesau); a nutricionista Jusara Maiga (Coordenação Regional da Funasa do Tocantis) e professores do curso de nutrição da Faculdade São Lucas.
De acordo com Aline Mota, o sistema trabalha para melhorar o estado nutricional da população indígena, priorizando crianças, idosos e gestantes, população mais vulnerável a desnutrição.
Entre as ações desenvolvidas pelo Sisvan está a prevenção à desnutrição, orientação sobre os cuidados com os alimentos e apoio e financiamento de atividades de iniciativas comunitárias em que visam à melhoria das condições de saúde das comunidades indígenas.
Balanças
Durante este semestre a Core-RO disponibilizou balanças pediátricas paras as aldeias localizadas nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Alta Floresta, Jarú, Ji-Paraná e Humaitá. No total, foram distribuídas 72 balanças. Mensalmente os agentes indígenas de saúde que atuam nas aldeias, coletam o peso e a altura de crianças, idosos e gestantes, com propósito de analisar o estado nutricional, desses índios.
Fonte: Ascom
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér