Sábado, 28 de abril de 2007 - 19h39
As equipes multidisciplinares de saúde da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO) estarão a partir da próxima quarta-feira (02.05), imunizando indígenas das aldeias atendidos pelo Distrito Sanitário Especial indígena (Dsei) de Porto Velho. A ação faz parte do 'Mês de Vacinação dos Povos Indígenas 2007', que têm como lema: 'Vacinar é Cuidar', promovido pela Funasa, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Secretária de Vigilância Sanitária (SVS).
A campanha de vacinação acontece simultaneamente nas áreas indígenas do Brasil, Argentina e Paraguai, é tem como objetivo principal fortalecer as atividades de prevenção e controle das enfermidades imunoprevisíveis e ampliar as taxas de cobertura vacinal.
Nas aldeias localizadas nos municípios de Humaitá (AM) e Alta Floresta a missão de imunização será acompanhada pela técnica da Funasa/RS Terezinha Maraskin, que verificará o andamento do trabalho no campo de vigilância pneomologica e fechar o relatório de vacinação, nas localidades.
Segundo a coordenadora de imunização do Dsei Porto Velho, Issolda Brasil, a meta é vacinar o máximo de indígenas possíveis e, principalmente, imunizar os indígenas com idade acima de seis meses, contra o vírus da gripe, já que a 'vacina Influenza' só é liberada pelo MS, nesta época do ano.
Vacinas contra paralisia infantil, BCG, Rubéola, Hepatite B, entre outras, também serão aplicadas durante a campanha, nas aldeias.
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com
Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações