Quarta-feira, 19 de julho de 2017 - 17h35
A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde – Funasa de Rondônia, entrega sexta-feira (21), à 09h, no auditório do Ministério Público, em Porto Velho, a pelo menos 17 municípios de Rondônia, os projetos de engenharia e estudos ambientais para implantação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). 
Ao todo, são 18 projetos, ao custo de R$ 2,5 milhões, pagos pela Funasa. A execução desses projetos, pelos municípios, representam um aporte de recursos para o Estado de Rondônia na ordem de R$ 200 milhões.
De acordo com o superintendente da Funasa em Rondônia, Pedro Villar, diante das solicitações dos municípios, a fundação realizou levantamentos de dados “in loco”, para que a empresa vencedora da licitação elaborasse os diagnósticos, estudos de Concepção e viabilidade, projetos básicos e executivos de engenharia para a água e o esgoto.
“Este momento é de grande relevância, pois a Funasa cumpre seu papel institucional de apoiar os municípios na busca de melhorias da qualidade de vida da população, com entrega, formal, desses projetos”, disse Pedro Villar.
Das cidades contempladas, 14 recebem projetos para sistema de esgotamento e três para o tratamento e distribuição da água.
Dados do Estudo Trata Brasil “Ranking do Saneamento – 2015” Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2015), na Região Norte apenas 16,42% do esgoto é tratado, e o índice de atendimento total é de 8,66%, a pior situação entre todas as regiões.
Confira a lista dos municípios contemplados: Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Costa Marques, Gov. Jorge Teixeira, Nova Mamoré, Nova União, Pimenteiras d’Oeste, Rio Crespo, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)