Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007 - 19h43
A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) está distribuindo preservativos em 110 aldeias, onde habitam aproximadamente 8.300 índios, atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Porto Velho. A ação faz parte do Programa de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV e Hepatites Virais, que tem como objetivo conscientizar os indígenas sobre a importância do uso de preservativos.
Na primeira quinzena de fevereiro foram entregues 17.280 preservativos, em aldeias localizadas nos municípios de Porto velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Alta-Floresta, Jarú e Humaitá. Os índios cadastrados no programa de prevenção recebem mensalmente, 12 preservativos.
Segundo a Coordenadora do Programa no Dsei Michele Marques, a aceitação do uso de preservativo tem aumentado gradativamente na população indígena, por esse motivo, é de suma importância à continuidade das atividades de educação em saúde, na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
A distribuição de preservativos aos povos indígenas é uma parceria entre a coordenação regional da Funasa e o governo do estado. O processo educativo e a entrega dos preservativos são realizados pelas equipes multiprofissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes indígenas de saúde), que mensalmente prestam atendimento durante 20 dias nas próprias aldeias.
A Funasa atende atualmente
A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia presta atendimento de saúde a uma população de 13.662 índios, distribuídos em 244 aldeias localizadas em Rondônia, no sul do Amazonas e no norte do Mato Grosso. A estrutura de atendimento é composta de dois Distritos Sanitário Especial Indígena (Porto Velho e Cacoal), nove Pólos Base (Alta Floresta, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Humaitá, Jaru, Cacoal, Vilhena, Juína e Aripuanã) e oito Casas de Apoio a Saúde do Índio (Cacoal, Vilhena, Aripuanã, Juína, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Porto Velho e Humaitá).
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)