Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funasa distribui preservativos em aldeias em RO


A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) está distribuindo preservativos em 110 aldeias, onde habitam aproximadamente 8.300 índios, atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Porto Velho. A ação faz parte do Programa de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV e Hepatites Virais, que tem como objetivo conscientizar os indígenas sobre a importância do uso de preservativos.

 

Na primeira quinzena de fevereiro foram entregues 17.280 preservativos, em aldeias localizadas nos municípios de Porto velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Alta-Floresta, Jarú e Humaitá. Os índios cadastrados no programa de prevenção recebem mensalmente, 12 preservativos.

 

Segundo a Coordenadora do Programa no Dsei Michele Marques, a aceitação do uso de preservativo tem aumentado gradativamente na população indígena, por esse motivo, é de suma importância à continuidade das atividades de educação em saúde, na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

 

A distribuição de preservativos aos povos indígenas é uma parceria entre a coordenação regional da Funasa e o governo do estado. O processo educativo e a entrega dos preservativos são realizados pelas equipes multiprofissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes indígenas de saúde),  que mensalmente prestam atendimento durante 20 dias nas próprias aldeias.   

 

A Funasa atende atualmente

 

A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia presta atendimento de saúde a uma população de 13.662 índios, distribuídos em 244 aldeias localizadas em Rondônia, no sul do Amazonas e no norte do Mato Grosso. A estrutura de atendimento é composta de dois Distritos Sanitário Especial Indígena (Porto Velho e Cacoal), nove Pólos Base (Alta Floresta, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Humaitá, Jaru, Cacoal, Vilhena, Juína e Aripuanã) e oito Casas de Apoio a Saúde do Índio (Cacoal, Vilhena, Aripuanã, Juína, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Porto Velho e Humaitá).

 

 

  julio.almeida@funasa.gov.br   

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

A presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) encaminhou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) so

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)