Sexta-feira, 24 de agosto de 2007 - 16h15
A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) está capacitando 33 índios para atuar nas suas comunidades, como Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan). A primeira turma começou as atividades de formação na ultima quarta-feira (22/08), na Chácara Pesque-Pague Collombus, em Guajará-Mirim. Na próxima quarta-feira (29/08), na Fazenda Mantovani, em Pimenta Bueno, uma nova turma inicia o processo de formação.
Participam da capacitação, indígenas dos municípios de Vilhena, Comodoro, Cacoal, Aripuanã, Juina, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Humaitá, Alta Floresta e Jaru. Após a conclusão do curso, os novos Aisans serão os responsáveis pela manutenção nos sistemas de saneamento ambiental, além de desenvolver ações de prevenção contra doenças vinculadas à falta de saneamento básico.
O curso tem duração de dois meses e uma carga horária de 280 horas divididas entre sala de aula, atividades práticas e visitas a instituições que desenvolvem atividades relacionadas ao saneamento ambiental. A formação é coordenada pela responsável do Setor de Capacitação, Lindalva Coutinho de Queiroz e ministrada pelos servidores dos setores de Educação em Saúde, Capacitação e Divisão de Engenharia de Saúde Pública.
Operação dos sistemas de abastecimento de água, utilizada na higiene e consumo; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental são algumas das atividades práticas que serão desenvolvidas pelos futuros Aisans.
Fonte: Júlio Aires
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO
O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)