Quinta-feira, 17 de maio de 2012 - 06h21
A crise na saúde pública estadual foi o assunto central do discurso do deputado Adelino Follador (DEM) na sessão ordinária na Assembleia Legislativa, ontem, quarta-feira (16). O parlamentar cobrou que a prefeitura de Porto Velho cumpra a sua parte, assegurando atendimento á saúde de média e baixa complexidade.
“A prefeitura da capital é omissa, não fazendo a sua parte e sobrecarregando as unidades de saúde do Estado. Porto Velho não possui um hospital municipal e cerca de 80% dos atendimentos nos hospitais estaduais é de pacientes da capital, e com isso sobrecarrega todo o sistema”, disse.
Follador reforçou que não apenas a capital, mas os demais municípios precisam fazer a sua parte. “Ariquemes faz saúde para a região toda, Jaru faz isso para a região, Ouro Preto e outros municípios, mas a capital não cuida de sua obrigação legal e joga para o Estado resolver”, completou.
“A saúde é um problema grave em todo o país. Em Rondônia, após anos de abandono, o Governo, está tentando uma alternativa, uma solução para o problema. Mas, enquanto os municípios não fizerem a sua parte, o Estado fica inclusive impedido de conceder um reajuste aos servidores da pasta”, reforçou.
Mortes na BR-364 lamentadas
Follador lamentou ainda as recentes mortes ocorridas na BR-364, quando três pessoas da mesma família, que residiam em Alto Paraíso, faleceram no trecho que dá acesso ao município.
“Essas mortes na BR-364 precisam ser evitadas, com a construção de trevos sinalizados, lombadas, iluminação e outras ações. Como estão, os acessos aos municípios são muito perigosos”, finalizou.
Fonte: ALE/RO
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)