Quinta-feira, 17 de maio de 2012 - 06h21
A crise na saúde pública estadual foi o assunto central do discurso do deputado Adelino Follador (DEM) na sessão ordinária na Assembleia Legislativa, ontem, quarta-feira (16). O parlamentar cobrou que a prefeitura de Porto Velho cumpra a sua parte, assegurando atendimento á saúde de média e baixa complexidade.
“A prefeitura da capital é omissa, não fazendo a sua parte e sobrecarregando as unidades de saúde do Estado. Porto Velho não possui um hospital municipal e cerca de 80% dos atendimentos nos hospitais estaduais é de pacientes da capital, e com isso sobrecarrega todo o sistema”, disse.
Follador reforçou que não apenas a capital, mas os demais municípios precisam fazer a sua parte. “Ariquemes faz saúde para a região toda, Jaru faz isso para a região, Ouro Preto e outros municípios, mas a capital não cuida de sua obrigação legal e joga para o Estado resolver”, completou.
“A saúde é um problema grave em todo o país. Em Rondônia, após anos de abandono, o Governo, está tentando uma alternativa, uma solução para o problema. Mas, enquanto os municípios não fizerem a sua parte, o Estado fica inclusive impedido de conceder um reajuste aos servidores da pasta”, reforçou.
Mortes na BR-364 lamentadas
Follador lamentou ainda as recentes mortes ocorridas na BR-364, quando três pessoas da mesma família, que residiam em Alto Paraíso, faleceram no trecho que dá acesso ao município.
“Essas mortes na BR-364 precisam ser evitadas, com a construção de trevos sinalizados, lombadas, iluminação e outras ações. Como estão, os acessos aos municípios são muito perigosos”, finalizou.
Fonte: ALE/RO
A parlamentar já destinou mais de R$97 milhões em recursos para Porto Velho, fortalecendo áreas como saúde, educação, assistência social e segurança
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C