Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiscalização Sanitária e Polícia Civil apreendem medicamentos



Para atender uma requisição da Promotoria de Justiça da Comarca de Jaru/Ro, feita pela promotora de Justiça Luciana Ondei sobre denúncia a Ouvidoria do Ministério Público, o departamento de fiscalização sanitária do município de Governador Jorge Teixeira, juntamente com policiais civis lotados em Jarú, realizaram busca nas Drogarias e Laboratórios em atividade de Comércio de Medicamentos em geral sem Responsável Técnico (RT); sem Certidão de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia CRF/AC/RO e conseqüentemente, sem a Licença Sanitária, no município de Governador Jorge Teixeira.

Durante a operação, os Agentes de Fiscalização Sanitária fizeram inspeções em todas as Drogarias e Laboratórios existentes no município, com exceção dos da unidade Hospitalar, devido à competência para inspecionar ser do Estado, e não do município. Nas Drogarias os medicamentos foram inspecionados e conferidos a data de validade e sua procedência, e que, em duas Drogarias, foi feita apreensão de medicamentos por estarem com data de validade expiradas e com lacres violados.

Um laboratório foi encontrado sem Responsável Técnico no momento da inspeção, devido ter o RT pedido baixa junto ao CRF/RO e que não foi comunicado a Vigilância Sanitária sobre a sua saída, no entanto, foi feito notificação preliminar dando 10 dias de prazo para se regularizar perante o CRF e conseqüentemente com a Vigilância Local.

Ao final a operação resultou três Notificações Preliminares, quatro Auto de Apreensão, um Auto de Interdição e uma Multa. Durante a operação não foi encontrado medicamentos ilícitos ou ilegais e nem entorpecentes. Uma das Drogarias localizada no distrito de Colina Verde, foi Interditada pela Vigilância Sanitária Municipal por não atender os preceitos da legislação Sanitária local Lei 448/2008 e, em Especial, a Lei nº 5.991 de 17 de Dezembro de 1973 em seu art. 15, que determina a obrigatoriedade da assistência Técnica nestes estabelecimentos.

A equipe de Agentes de Fiscalização Sanitária do município de Governador Jorge Teixeira/RO, composta pelos Agentes Fiscais: Denilson dos Santos Manoel, diretor fiscal, e José Magno Borges Rodrigues, medico veterinário e inspetor sanitário, em conjunto com a Policia Civil da Comarca de Jaru/RO, tendo como chefe de equipe Sergio Artur Ignácio.

Fonte: Lenilson Guedes


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)