Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Finalização da rede de drenagem do bairro Lagoinha



Moradores do bairro Lagoinha, Zona Leste de Porto Velho, já começam a perceber as mudanças que a obra de implantação da rede de drenagem pluvial tem provocado no entorno. Há algumas semanas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) está trabalhando em ruas do bairro para eliminar a alagação, problema que há décadas perturba a vida dos moradores da região. “Todo ano era a mesma coisa, no período de chuvas a água cobria parte da calçada e até invadia algumas casas, agora não está enchendo mais como antes e quando tem chuva forte em uma ou duas horas a água escoa e não ficam mais aquelas poças.

Já melhorou muito e esperamos que melhore ainda mais”, afirmou Adelaide Beatriz Schutz, proprietária de um estabelecimento comercial localizado na esquina da rua Santana com a rua Crato, principal via de canalização para o escoamento das águas pluviais no projeto elaborado pela Semob para a rede de drenagem do bairro. “Nessa região há uma bacia hidrográfica, por isso, alaga tanto por aqui e o bairro acabou recebendo o nome de Lagoinha. Para resolver o problema, fizemos um estudo topográfico de toda a região e elaboramos um projeto de implantação de tubos de forma estratégica para garantir capacidade de vazão da água e o escoamento para a rede de drenagem das avenidas Alexandre Guimarães e Rio de Janeiro e da rua Daniela”, explicou José Sales Cardoso, responsável pela equipe de Topografia da Semob.

Aproximadamente 90% da obra já foi concluída. Na rua Santana, que cruza todo o bairro entre as avenidas Rio de Janeiro e Alexandre Guimarães e é o principal acesso para as outras vias do bairro, foi implantada a rede de drenagem pluvial com tubos estruturados de PVC e caixas coletoras nos cruzamentos das ruas Fronteira, Crato e Juazeiro. “Também já colocamos a canalização até a metade de cada uma das ruas transversais a rua Santana para que o nível da drenagem tenha queda suficiente para a água fluir”, acrescentou Félix Bonfim, chefe da equipe que trabalha no local.

Bonfim informou ainda que após a conclusão dessa obra será feita a terraplanagem da rua Santana e mais algumas vias do bairro para a pavimentação. “A Semob fará o asfalto com a construção de sarjeta e meio-fio e ainda no projeto de implantação de rede de drenagem nos bairros de Porto Velho, será feito um estudo topográfico na rua Daniela para ver a necessidade de ampliar ou revitalizar a tubulação na região”, finalizou.

Fonte:  Malu Calixto

Gente de OpiniãoSábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)