Segunda-feira, 3 de setembro de 2007 - 06h51
Aconteceu durante todo o sábado, 1º de setembro, no Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA (sala 9 do prédio anexo) as atividades do Laboratório de Aprendizagem Política (LAP) realizado pela Juventude do PSDB de Rondônia e promovido pelo Instituto Teotônio Vilela.
O Curso, que contou com a participação de quarenta jovens, entre eles a presidente estadual da Juventude do PSDB Mariana Carvalho, teve como monitores o representante do Instituto Teotônio Vilela, Igor Torres e também a presidente nacional da Juventude do Partido, Kamyla Castro. Presentes ainda os diretores da FIMCA, Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho.
Das 8h00 às 14h00 os participantes realizaram estudos e leituras de três cartilhas tratando de temas como a Juventude do Partido; a fundação da Juventude e em seguida para questões voltadas para a ideologia, sobre a Social Democracia passando pela fundação do PSDB, incluindo seu manifesto e estatuto.
Antes do encerramento desta primeira parte do Curso, os monitores realizaram uma dinâmica chamada Qual o PSDB que queremos, dividindo os participantes em dois grupos com o objetivo de estimular discussões entre os participantes. Terminada a dinâmica os alunos foram para um almoço oferecido pela direção da FIMCA no restaurante Pakas Grill, localizado no Campus da Instituição.
De acordo com Igor Torres a segunda parte do Curso versou sobre a Social Democracia; Karl Marx, Friedrich Engels. Para o encerramento foi montado um projeto de atuação política com os alunos que pode ser feito individualmente ou da forma que acharam melhor. O projeto teve o intuito de levar este projeto para prática.
Igor Torres e Kamyla Castro foram unânimes quanto ao apoio dos diretores da FIMCA, principalmente de Aparício Carvalho. Ambos elogiaram a estrutura da Faculdade que foi disponibilizada para a realização do Laboratório, como o auditório, onde aconteceu à cerimônia de abertura sexta-feira (31) à noite e a sala 9 do prédio azul, sala ampla e climatizada. Toda esta atenção dispensada pelos diretores que são pessoas amigas e conhecidas do Partido e que sempre que precisamos, tanto o Aparício quanto a Maria Silvia e a Mariana, apoiaram incondicionalmente, ressaltou Igor.
De acordo com Kamyla Castro (presidente nacional da Juventude do PSDB), esta foi a sétima turma formada neste Curso em todo o Brasil, e sem dúvida eles demonstraram ser os mais preparados, tanto pelo nível de engajamento quanto pelo nível das discussões. Kamyla disse ainda que a atuação da Mariana Carvalho não foi nenhuma surpresa para eles Mariana tem demonstrado ser uma grande liderança em Rondônia e tem certamente condições de representar o Partido.
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho também manifestou sua opinião sobre a participação de quarenta jovens no Curso de Aprendizagem Política. É extremamente gratificante presenciar tantos jovens reunidos para discutir política, os problemas sociais do país, expondo idéias e buscando soluções. Esta reunião da Juventude do PSDB promovida pelo importante Instituto Teotônio Vilela e com o apoio da FIMCA, vem consolidar o movimento desses jovens e a participação efetiva no processo político do país.
Aparício elogiou a liderança dos monitores responsáveis pelo Laboratório, a Kamyla Castro e o Igor Torres que vieram a Porto Velho trazendo importantes ensinamentos para os quarenta participantes. É extraordinário o que eles conseguiram ao reunir tantos jovens numa sexta-feira à noite e ainda mantê-los juntos durante o sábado e acredito que na história de Porto Velho esta reunião foi a mais importante que lideranças políticas de Rondônia realizaram, finalizou.
Fonte: FIMCA
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)