Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

FIMCA sedia atividades de Aprendizagem Política


Aconteceu durante todo o sábado, 1º de setembro, no Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA (sala 9 do prédio anexo) as atividades do Laboratório de Aprendizagem Política (LAP) realizado pela Juventude do PSDB de Rondônia e promovido pelo Instituto Teotônio Vilela.

O Curso, que contou com a participação de quarenta jovens, entre eles a presidente estadual da Juventude do PSDB Mariana Carvalho, teve como monitores o representante do Instituto Teotônio Vilela, Igor Torres e também a presidente nacional da Juventude do Partido, Kamyla Castro. Presentes ainda os diretores da FIMCA, Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho.

Das 8h00 às 14h00 os participantes realizaram estudos e leituras de três cartilhas tratando de temas como a Juventude do Partido; a fundação da Juventude e em seguida para questões voltadas para a ideologia, sobre a Social Democracia passando pela fundação do PSDB, incluindo seu manifesto e estatuto.

Antes do encerramento desta primeira parte do Curso, os monitores realizaram uma dinâmica chamada “Qual o PSDB que queremos”, dividindo os participantes em dois grupos com o objetivo de estimular discussões entre os participantes. Terminada a dinâmica os alunos foram para um almoço oferecido pela direção da FIMCA no restaurante Pakas Grill, localizado no Campus da Instituição.

De acordo com Igor Torres a segunda parte do Curso versou sobre a Social Democracia; Karl Marx, Friedrich Engels. Para o encerramento foi montado um projeto de atuação política com os alunos que pode ser feito individualmente ou da forma que acharam melhor. O projeto teve o intuito de levar este projeto para prática. 

Igor Torres e Kamyla Castro foram unânimes quanto ao apoio dos diretores da FIMCA, principalmente de Aparício Carvalho. Ambos elogiaram a estrutura da Faculdade que foi disponibilizada para a realização do Laboratório, como o auditório, onde aconteceu à cerimônia de abertura sexta-feira (31) à noite e a sala 9 do prédio azul, sala ampla e climatizada. “Toda esta atenção dispensada pelos diretores que são pessoas amigas e conhecidas do Partido e que sempre que precisamos, tanto o Aparício quanto a Maria Silvia e a Mariana, apoiaram incondicionalmente”, ressaltou Igor.

De acordo com Kamyla Castro (presidente nacional da Juventude do PSDB), esta foi a sétima turma formada neste Curso em todo o Brasil, “e sem dúvida eles demonstraram ser os mais preparados, tanto pelo nível de engajamento quanto pelo nível das discussões”. Kamyla disse ainda que a atuação da Mariana Carvalho não foi nenhuma surpresa para eles – “Mariana tem demonstrado ser uma grande liderança em Rondônia e tem certamente condições de representar o Partido”.

O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho também manifestou sua opinião sobre a participação de quarenta jovens no Curso de Aprendizagem Política. “É extremamente gratificante presenciar tantos jovens reunidos para discutir política, os problemas sociais do país, expondo idéias e buscando soluções. Esta reunião da Juventude do PSDB promovida pelo importante Instituto Teotônio Vilela e com o apoio da FIMCA, vem consolidar o movimento desses jovens e a participação efetiva no processo político do país”.

Aparício elogiou a liderança dos monitores responsáveis pelo Laboratório, a Kamyla Castro e o Igor Torres que vieram a Porto Velho trazendo importantes ensinamentos para os quarenta participantes. “É extraordinário o que eles conseguiram ao reunir tantos jovens numa sexta-feira à noite e ainda mantê-los juntos durante o sábado e acredito que na história de Porto Velho esta reunião foi a mais importante que lideranças políticas de Rondônia realizaram”, finalizou.  

Fonte: FIMCA

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6