Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 12h15
Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 de junho – e atendendo ao apelo da secretária-adjunta de Estado da Saúde, Josefa Lourdes, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana, promoveram uma mobilização de doação de sangue junto a comunidade acadêmica e aos seus colaboradores, para suprir a necessidade do Banco de Sangue da Fhemeron.
Para melhor atender os candidatos à doação de sangue, uma infraestrutura foi montada no Prédio Azul. Profissionais da Fundação de Hematologia de Rondônia mantiveram seus postos no local até o final do evento, que transcorreu das 13 às 18 horas. Uma ambulância estava à disposição da equipe da coleta, caso fosse necessário encaminhar algum doador, que passasse mal, até ao hospital mais próximo.
Para ser um doador de sangue, é necessário preencher alguns requisitos, a fim de que a doação seja concretizada de forma segura tanto para quem doa, quanto para quem vai receber o sangue. O cidadão deve ser saudável e estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter tido hepatite depois dos 10 anos de idade, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e apresentar documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade. Outros critérios são avaliados no momento da triagem clínica.
No dia do evento cada candidato à doação passou por todo esse processo. Eles receberam orientações primárias sobre a doação, logo após realizaram um cadastro e foram encaminhados diretamente para o atendimento médico. Depois de realizado o atendimento médico, o candidato era submetido a exames, tal como o Hemograma, exame que detecta anemia. E somente após a liberação dos médicos e o resultado do Hemograma, o candidato à doação era encaminhado para a sala de coleta.
O Dia Mundial da Doação de Sangue
A transfusão de sangue é prática comum há mais de 60 anos e permitiu grandes avanços em praticamente todas as áreas da medicina.
A disponibilidade permanente de sangue e hemocomponentes constitui um recurso terapêutico de grande importância. A Organização Mundial de Saúde designou o dia 14 de junho como o Dia Mundial da Doação de Sangue, evento que conta com o apoio e a colaboração de quatro organizações internacionais: a Organização Mundial de Saúde, a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha, a Federação Internacional de Doadores de Sangue e a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue.
Além de suprir o Banco de sangue da Fhemeron , o evento também teve o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação voluntária de sangue.
Fonte: Sergio Mello
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)