Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiero tem nova ferramenta para comércio internacional



A Internacionalização dos negócios é um dos caminhos viáveis para enfrentar a crise. No entanto, o empresário precisa conhecer detalhadamente o processo de exportação de produtos e para incrementar ainda mais suas ações, não apenas atuando na capacitação, mas também na promoção da internacionalização, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero, com o seu Centro Internacional de Negócios de Rondônia – CIN/RO, conta com uma nova ferramenta, a Europe Enterprise Netowrok (EEN Brasil) para quem busca um parceiro internacional.

Esta plataforma online criada pela Comissão Europeia em 2008 já conta com 600 instituições de 54 países - como China, Estados Unidos, Rússia e Suíça. Em breve Chile e México farão parte da rede. Cada uma destas instituições possui uma base de empresas dos segmentos econômicos mais variados. Visa à facilitação de contatos internacionais para realização de missões empresariais, rodadas de negócios, transferência de know-how.

Se o empreendedor está à procura de um parceiro internacional ou um distribuidor em mercados externos, o interessado precisa entrar em contato com o CIN/RO, que analisa este perfil e posteriormente pela própria EEN. Uma vez validada, sua demanda ou oferta de negócios, de tecnologia ou de pesquisa e desenvolvimento será publicada pelo período de um ano. Outros parceiros da rede EEN podem acessar seu perfil e cruzar com as ofertas e demandas das empresas estrangeiras.

Entre as vantagens, sobressaem o acesso a informações sobre mercados estratégicos, identificação de parceiros e clientes potenciais e acesso a diversos mercados internacionais, assim como o acesso a ofertas e demandas de negócios, tecnologia e de pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com a coordenadora do CIN/RO, Janaina Maltez, o EEN Brasil constitui uma solução para o empresário que busca um novo processo produtivo ou busca um parceiro tecnológico que ajude na inovação do seu produto. A empresa cadastrada pode divulgar sua oferta ou demanda na plataforma, disse.

Janaína lembra que a falta de conhecimento por parte das empresas seria um dos fatores prejudiciais ao processo de internacionalização. “Existem indústrias rondonienses com excelentes produtos, mas desconhecem o mercado externo e muitas ainda acreditam que vender internamente é o suficiente para suprir seus anseios. Esta plataforma oportuniza que o empresário busque o mercado internacional”.

A coordenadora finaliza ressaltando que o Centro Internacional de Negócios tem uma equipe preparada para apoiar os empresários rondonienses a expandirem seus negócios.
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)