Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 12h07
Com o objetivo de discutir assuntos de interesse dos sindicatos do segmento produtivo madeireiro, vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) participaram no último dia 29 de novembro, de reunião com a secretária estadual do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Nanci Maria Rodrigues da Silva, que discutiu com os líderes sindicais vários temas, dentre eles, o calendário florestal, cujas atividades referentes à exploração madeireira de projetos de manejos estavam previstas para encerrar dia 6 de dezembro.
Segundo o presidente do Sindicato Madeireiro de Pimenta Bueno (SIMP/RO), Ivandro Behenck “com a reunião, foi possível dialogar com a titular da SEDAM sobre a necessidade de prorrogar a data para que o setor possa tomar fôlego, pois foi um ano atípico, com muitas chuvas desde o começo de outubro, e solicitamos tempo maior para explorarmos estas madeiras nos manejos. A secretária entendeu a situação e prorrogou a data até 21 de dezembro para transporte e exploração dos projetos de manejo.
Para Behenck, o encontro teve vários pontos positivos. Muitos assuntos polêmicos foram discutidos, como a questão do calendário, uma das preocupações dos empresários. Outra questão que fez parte da pauta foi à referente todos os usuários do DOF (Documento de Origem Florestal) que até o início de janeiro devem estar de posse do certificado digital para ter acesso ao Sistema.
A secretária Nanci apresentou uma proposta e sem questionamentos foi fechado o acordo para a alteração de volumetria do manejo, que tinha como valor máximo trinta metros cúbicos por hectare por manejo, sendo reduzido para vinte e cinco metros cúbicos. A medida objetiva evitar o excesso de saldo de documentos virtuais, que acaba prejudicando o comércio da madeira.
O líder sindical ressaltou que na ocasião representantes deste setor produtivo foram convocados para as discussões que acontecem durante as reuniões realizadas constantemente nesta Câmara Técnica. “Fizemos uma mobilização convidando os representantes dos empresários do segmento para participarem da próxima reunião na Câmara Técnica em Ariquemes. A presença de todos é importante para a continuidade destas discussões, visando o amadurecimento de propostas que venham contribuir para o crescimento e fortalecimento do setor produtivo madeireiro em Rondônia”, afirmou.
Além de Ivandro Behenck e da secretária Nanci Maria, a reunião contou com a participação dos presidentes dos sindicatos de Ariquemes, Paulo Jair Kreuz e de Rolim de Moura, Edmilson Matos Cândido, e ainda empresários, engenheiros florestais, entre outros.
Fonte: Comunica
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste
A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)