Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 12h07
Com o objetivo de discutir assuntos de interesse dos sindicatos do segmento produtivo madeireiro, vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) participaram no último dia 29 de novembro, de reunião com a secretária estadual do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Nanci Maria Rodrigues da Silva, que discutiu com os líderes sindicais vários temas, dentre eles, o calendário florestal, cujas atividades referentes à exploração madeireira de projetos de manejos estavam previstas para encerrar dia 6 de dezembro.
Segundo o presidente do Sindicato Madeireiro de Pimenta Bueno (SIMP/RO), Ivandro Behenck “com a reunião, foi possível dialogar com a titular da SEDAM sobre a necessidade de prorrogar a data para que o setor possa tomar fôlego, pois foi um ano atípico, com muitas chuvas desde o começo de outubro, e solicitamos tempo maior para explorarmos estas madeiras nos manejos. A secretária entendeu a situação e prorrogou a data até 21 de dezembro para transporte e exploração dos projetos de manejo.
Para Behenck, o encontro teve vários pontos positivos. Muitos assuntos polêmicos foram discutidos, como a questão do calendário, uma das preocupações dos empresários. Outra questão que fez parte da pauta foi à referente todos os usuários do DOF (Documento de Origem Florestal) que até o início de janeiro devem estar de posse do certificado digital para ter acesso ao Sistema.
A secretária Nanci apresentou uma proposta e sem questionamentos foi fechado o acordo para a alteração de volumetria do manejo, que tinha como valor máximo trinta metros cúbicos por hectare por manejo, sendo reduzido para vinte e cinco metros cúbicos. A medida objetiva evitar o excesso de saldo de documentos virtuais, que acaba prejudicando o comércio da madeira.
O líder sindical ressaltou que na ocasião representantes deste setor produtivo foram convocados para as discussões que acontecem durante as reuniões realizadas constantemente nesta Câmara Técnica. “Fizemos uma mobilização convidando os representantes dos empresários do segmento para participarem da próxima reunião na Câmara Técnica em Ariquemes. A presença de todos é importante para a continuidade destas discussões, visando o amadurecimento de propostas que venham contribuir para o crescimento e fortalecimento do setor produtivo madeireiro em Rondônia”, afirmou.
Além de Ivandro Behenck e da secretária Nanci Maria, a reunião contou com a participação dos presidentes dos sindicatos de Ariquemes, Paulo Jair Kreuz e de Rolim de Moura, Edmilson Matos Cândido, e ainda empresários, engenheiros florestais, entre outros.
Fonte: Comunica
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)