Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiero e Sebrae apresentam oportunidades de negócios nos mercados árabe e africano


Fiero e Sebrae apresentam oportunidades de negócios nos mercados árabe e africano - Gente de Opinião

O Mundo Árabe é formado por 22 países _ quase todos produtores de petróleo – e tem mais de 350 milhões de consumidores. Já o Continente Africana é formado por 55 países – vários deles em curva ascendente de crescimento – e pode se tornar um importante mercado aos produtos de Rondônia. É para desvendar melhor as oportunidades desses mercados que a Federação da Indústrias de Rondônia (Fiero) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram na manhã desta segunda-feira, na Casa da Indústria.

Empresários de Rondônia participam de seminário abordando as potencialidades e oportunidades de negócios dos mercados árabe e africano. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e objetiva incentivar pequenas e médias empresas à prática do comércio com os dois mercados.

Segundo o presidente da Fiero e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RO, Marcelo Thomé, a partir deste seminário de oportunidades, perspectivas e tendências dos mercados árabe e africano, os empresários rondonienses terão a oportunidade de conhecer ainda mais ambos os mercados e as respectivas potencialidades em vários setores. “Acreditamos que esta iniciativa e as ações aqui desenvolvidas vão fortalecer os mercados árabes e africanos com o Brasil especificamente, trazendo o desenvolvimento à nossa cidade e ao nosso estado”, disse.

O seminário é um diálogo entre a Câmara de Comércio Árabe e Câmara de Comércio da África e Rondônia e o Porto Velho. “A ideia é identificar produtos de Rondônia que possam atender esses países, assim como o setor de alimentos, que consiste numa significativa oportunidade de atendimento às demandas desses países”, argumentou o vice-presidente de desenvolvimento econômico da Fiero, Adélio Barofaldi.

COMPENSA RONDÔNIA

O governador de Rondônia, Daniel Pereira, que fez questão de assinar na Fiero, a lei que permitirá aos empresários reduzir débitos e cumprir as obrigações fiscais utilizando precatórios do estado prestigiou o evento do começo até quase ao final. Sobre o decreto 23.259/11/10/2018, Daniel disse ser “um instrumento poderoso a permitir a recuperação econômica de uma série de empresas e pessoas físicas em débito com o estado de Rondônia. A Fiero acolhe essa proposta alvissareira e uma solução inteligente, que também será adotada pela Prefeitura de Porto Velho, conforme declarou o prefeito Hildon Chaves, que também prestigiou o seminário”, finalizou.

O workshop sobre o mundo árabe contou com três partes, a primeira com uma introdução sobre os países árabes e seu mercado, a segunda sobre certificação e a terceira com apresentação de oportunidades no comércio com os árabes. O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby Alaby, falou sobre regulamentação, certificação e como entrar nesse mercado. Após cada tema tratado, houve tempo para perguntas e respostas, com bate-papo entre os empresários e os representantes da Câmara Árabe.

Alaby ressaltou a expansão do mercado que conta com mais de 400 milhões de habitantes e consumidores em potencial. O mundo árabe é o segundo maior consumidor de alimentos do Brasil. “Rondônia é um importante produtor de alimentos como carnes, frutas e grãos, e comercializa gado vivo, segmentos que têm espaço no mercado árabe que está cheio de oportunidades de negócios”, afirma.

De acordo com Alaby, a Câmara Árabe pretende expandir suas ações para uma quantidade cada vez maior de regiões do Brasil. “Queremos desenvolver mais o mercado árabe para o Brasil, não só para as grandes empresas, mas também para as pequenas e médias”, afirmou o diretor-geral.

Houve também outro workshop no mesmo formato, com a participação do presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira (Afrochamber), Rui Mucaje e do diretor de Relações Diáspora, Tomegah Messanvi. A primeira parte foi voltada à introdução aos países africanos e mercado. Na segunda, o tema foi certificação. A terceira parte ficou reservada ao tema oportunidades – importação exportação.

Mucaje destaca “a relação muito próxima com o Brasil, principalmente pela suplementação das deficiências do nosso continente. Estamos trabalhando com a Câmara de Comércio Afro-brasileira, que atua nos 55 países do continente africano, promovendo as empresas brasileiras há mais de 45 anos. São muitas as oportunidades existentes no mercado africano e nós da Afrochamber temos trabalhado próximos com o governo de Rondônia, inclusive promovendo a Rondônia Rural Show em Angola e outras ações como este seminário que traz a cultura exportadora, o olhar para a África através das empresas rondonienses”, falou.

O governador de Rondônia, Daniel Pereira e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves prestigiaram o seminário e parabenizaram a iniciativa da Fiero e do presidente Marcelo Thomé e do Sebrae RO. Empresários, diretores, conselheiros e lideranças sindicais filiadas ao Sistema Fiero marcaram presença no evento, que contou também com representantes do Sebrae-RO.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)