Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fibra ótica chega ao Palácio Rio Madeira


 

 

Gente de Opinião

A ferramenta que promete revolucionar a comunicação no Estado rondoniense começa a ser implantada na capital. O Palácio Rio Madeira recebeu na última quinta-feira (18) a estrutura de cabeamento responsável por transportar toda a comunicação de dados produzidos na estrutura governamental.
 
A estrutura física que interliga a fibra ao Palácio está conectada, sua operacionalização começa a partir da instalação dos equipamentos técnicos. O prazo para essa fase do projeto é o final de abril.
 
Como explicou o governador Confúcio Moura, a Infovia disponibilizará internet de alta velocidade aos gestores públicos. Hospitais, escolas, delegacias,  secretarias de estado, prefeituras,  entre outros, poderão estar conectados.
 
A criação desse canal democrático de integração entre comunidade, cidadão e órgãos públicos, por meio de recursos avançados de tecnologia e acessibilidade, promove infraestrutura necessária para consolidação da sociedade informacional.
 
Infovia Rondônia
 
Em termos gerais, o Infovia Rondônia é uma rede de fibra ótica interligada entre os poderes estaduais e municipais que possibilita comunicação direta e de alta velocidade entre os agentes governamentais, população e parceiros conveniados.
 
O projeto atenderá todas as esferas do poder público em todos os municípios rondonienses. Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré estão em fase de implantação, os municípios interligados pela BR-364 serão os próximos.
 
Segundo o diretor-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Assuntos Estratégicos (Detic/Seae), Marcelo Braga, o Estado terá a oportunidade de fazer uma economia considerável no serviço de telefonia e internet com a implantação da infovia. Hoje, os gastos diretos de comunicação estão orçados em mais de R$ 9 milhões ano, incluindo telefonia fixa, links e interlan.
 
O governo de Rondônia, através da diretoria do Detic recebeu aporte financeiro do governo federal e estabeleceu acordos de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo federal, com as Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras e com as Telecomunicações Brasileiras SA – Telebras para a execução do projeto.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)