Segunda-feira, 10 de outubro de 2011 - 13h27
Muita diversão, brinquedos, balões transformados em bichinhos, suco, refrigerante, cachorro quente e bolo foi o que as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, portadoras de necessidades especiais que participam do projeto de Atividades Aquáticas Adaptadas, realizado pela Prefeitura de Porto Velho por meio da secretaria municipal de Educação através da Divisão de Educação Especial (Diees), tiveram nesta sexta feira, 07, na comemoração do dia das crianças, na escola de natação Dentro D’água, zona sul da cidade.
Maria de Fátima Ferreira secretária de Educação, falou sobre a importância de projetos de apoio pedagógicos para alunos com necessidades especiais. “Queremos oferecer inclusão escolar e social, buscado desenvolver ações para atender as especificidades de cada criança especial, visando proporcionar aos mesmos, acesso, permanência e educação de qualidade”, comenta Fátima.
Cerca de 50 crianças PNE participaram da festa, porém o projeto é desenvolvido para atender pequenos grupos, hoje são 18 alunos matriculados na rede municipal de ensino. “Vemos o resultado principalmente na escola e no desempenho do aluno, o projeto melhora o desenvolvimento, a auto estima, estimula a independência e socializa a crianças com outros grupos. Infelizmente a procura é muito grande e não temos condições de atender mais alunos devido a estrutura”, afirma Conceição Araújo Azevedo, coordenadora de programas especiais do município.
O evento promoveu a interação entre os familiares, crianças e educadores. Maira Santos mãe de Jhone Costa que sofre de deficiência múltipla explica que seu filho adquiriu independência. “Quando Jhone começou aqui ele não andava, eu tinha que carregá-lo, pois ele tem do lado esquerdo do cérebro uma pequena mancha que faz com que tenha deficiência física e mental. Hoje com onze anos ele já nada muito bem e anda também, fica ate mais fácil andar de ônibus, pois ele está mais independente”, comenta Maira que mora no São Francisco.
Rosane da Silva mãe de Raquel Kailane que tem fraqueza muscular global participa do projeto há seis meses. “Antes minha filha tinha medo de água, agora não tem mais e estou animada, pois ela esta saindo da cadeira de rodas, devido essa doença, ela meche as pernas mais não tem forças para andar, e essa é uma oportunidade dela fortalecer os músculos”, disse Rosane.
Os professores Claudinei Ramos e Ângela Negretti coordenam há cinco anos a execução de atividades de natação e são os grandes incentivadores do projeto. “A recreação adaptada é baseada na natação, tem como objetivo principal criar as condições necessárias para o desenvolvimento integral das pessoas PNE, além de promover a participação de forma coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das crianças e até mesmo educar auxiliando na preservação da natureza”, explica Ângela Negretti.
A Associação de pais e alunos Autistas de Rondônia (AMAS) esteve presente e comemora a recente parceria. ”Temos quatro autistas participando dessa adaptação através da natação realizada pela prefeitura e os relatos dos pais logo no início foi de que os filhos estavam mais relaxados, e trabalhavam melhor os movimentos”, comenta Maria Lenença supervisora da AMAS.
A festa acontece anualmente, neste ano contou com a parceria de das empresas: Colégio Classe A, Veyce Decorações, Peg Pag, Zica Peças, Agrovida e “Saga Casa de Amigos” que doaram alimentos, decoração e cestas básicas para as famílias do projeto.
Fonte: Rebeca Barca
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg