Quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 17h27
Para o senador Tomás Correia (PMDB-RO), o centenário da Ferrovia Madeira Mamoré, comemorado nesta quarta-feira (1°), deveria servir para o início de uma discussão sobre a expansão da malha ferroviária do Brasil. Ele afirmou que o país precisa de ferrovias compatíveis com a posição que ocupa no cenário internacional, como uma das maiores economias do mundo.
- Esse é um assunto que deveria ocupar lugar de destaque nos debates do Senado, afinal, aqui é a casa da federação, a casa da integração - afirmou.
O senador acrescentou que o desenvolvimento da malha ferroviária no país poderia favorecer as populações do Norte e do Centro-Oeste, promovendo a integração maior das regiões ao restante do país. Como exemplo, citou a Ferrovia Transcontinental, que deve partir do Rio de Janeiro e passar por Rondônia, alcançando a fronteira com o Peru.
Tomás Correia disse que a história da Ferrovia Madeira Mamoré não pode ser esquecida porque representa a luta do povo do Brasil e de Rondônia pela integração do país. Durante a construção da estrada de ferro, parada por mais de uma vez, mais de 6 mil trabalhadores morreram. Apesar disso, a obra trouxe inúmeros benefícios ao estado de Rondônia.
- Não é exagero dizer que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré é a mãe do estado de Rondônia. Através dela surgiu a cidade de Porto Velho, o território e finalmente o estado de Rondônia - disse.
Fonte: Agência Senado
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).