Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 10h19
Os organizadores acreditam que mais de meio milhão de pessoas vão passar pela feira e estimam a movimentação de mais de 100 milhões de reais em financiamentos bancários a pequenos, médios e grandes empreendedores rurais.
Os financiamentos para os pequenos produtores no valor de até R$ 50 mil terão os juros subsidiados pelo governo, isto, sairão a juro zero. Se os pequenos produtores precisarem de um equipamento de3 maior valor, na faixa de R$ 200 mil ou mais, poderão fazer a aquisição por meio de cotas de associações ou cooperativas
Com o tema “Tecnologia e Crédito, o Produtor dá Show de Produtividade”, a feira tem por objetivo moldar os negócios e fazer uma junção das atividades. “Os mais de 300 apoiadores irão expor da máquina de costura ao maquinário pesado, usado pelos produtores rurais”, disse o coordenador agropecuário, Francisco Sobrinho.
Banco da Amazônia (Basa), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são as instituições oficiais que aderiram ao evento. “Tem oferta de crédito para atender a agricultura familiar, crédito de investimento e custeio da agricultura empresarial. Vai ter de tudo”, disse o secretário estadual de Agricultura, Anselmo de Jesus, durante um encontro para os ajustes finais que antecedem o evento.
A Feira Rondônia Rural Show vai contar com mais de 300 expositores de todos os estados do Brasil. Na feira o produtor do campo vai encontrar o que há de mais arrojado em termos de produtos para o setor do campo e do dia-a-dia. Trata-se de um evento do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Também conta o apoio de 19 instituições governamentais e não-governamentais.
Programação
Na quinta-feira (24), às 8h acontece a abertura, pelo governador Confúcio Moura. A partir das 9h acontecem palestras com os temas: “Amazônia - Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Novos Desafios”. Às 11h, no auditório 1, palestras sobre o Manejo das Pragas do Cafeeiro. No mesmo horário no auditório 2 será realizada a palestra sobre o Aumento da Competitividade da Cafeicultura em Rondônia e Recuperação das Pastagens Degradadas e às 18h acontece o encerramento das atividades do dia.
Na sexta–feira (25), às 9h, no auditório principal, terá palestra sobre Boas Práticas Agropecuárias em Pecuária de Corte e Leite. Às 11h, no auditório 1, Certificação de Produtos Orgânicos. No mesmo horário, no auditório 2, Cacauicultura Sustentável. Ainda às 11h, no auditório 3, Integração Lavoura–Pecuária e Floresta.
No sábado (26), às 9h, no auditório principal, acontece a palestra sobre Educação do Campo. Às 11h, no auditório 1, o tema será “Cooperativismo: Uma Alternativa de Mercado”. No auditório 2: “Propriedade Rural Lucrativa” e no auditório 3: “Manejo e Engorda de Pirarucu em Cativeiro”.
No domingo, último dia da feira, às 9h, no auditório principal, acontece a palestra “Regularização Fundiária e Licenciamento Ambiental”. Às 11h, no auditório 1: “Agronegócio e Cooperativismo”. No auditório 2: Pronaf. No auditório 03: Agroindústria e Suasa. Às 18 horas acontece o encerramento do evento.
Fonte: Decom
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho
A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d