Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 - 15h43
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Comércio (Semagric), a Feira do Produtor Rural em Porto Velho, funciona como uma central de abastecimento. Situada na Avenida Rogério Weber, centro da cidade, é um local com infra-estrutura adequada para atender tanto os agricultores quanto os consumidores. Frutas, verduras e legumes são comprados direto do produtor, sem a interferência dos “atravessadores” e, conseqüentemente, por preços mais baratos.
A secretária Josélia Saraiva (Semagric) informa que cerca de 700 toneladas de produtos agrícolas são comercializadas na feira todo mês. As vendas são no varejo e no atacado. “Tem comerciante que compra até a carga toda de um caminhão, em torno de 15 toneladas”, informa o administrador da Feira do Produtor, Rubens Mello Nogueira. Ele acrescenta que a Prefeitura dispõe de dois caminhões e um barco para fazer o transporte da produção sem qualquer custo para os agricultores.
Segundo dados da Semagric, os caminhões transportam 250 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros todo mês. Os veículos chegam sempre as terças, quintas e sextas-feiras, após percorrerem diversas comunidades ao longo das estradas vicinais. “Vamos ampliar ainda mais o benefício ao homem do campo. Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, mais dois caminhões serão comprados e o transporte da produção via terrestre vai dobrar” afirma Josélia Saraiva. O Barco da Produção atende localidades ribeirinhas e retorna para a capital todas as quartas e sextas-feiras. 440 toneladas de produtos agrícolas são transportadas ao mês.
A Feira do Produtor ocupa 320 metros quadrados de área coberta, é arejada, tem espaço para a administração, conta com estacionamento interno, local apropriado para descarregar caminhões e garis que cuidam da limpeza. Funciona das 6 às 18 horas de segunda a sábado e aos domingos até às 14 horas. Segundo Nogueira, a feira oferece melhor comodidade e maior segurança aos agricultores e consumidores.
Fonte: Ascom - Augusto
Fotos: Jonas Torres
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a