Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Feira da Ciência reúne alunos de todo o Estado na Capital



Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), o Governo do Estado realizará em Porto Velho, por meio da Gerência de Ensino da Secretaria da Educação (GE/Seduc), a I Feira Estadual de Ciências da Educação Básica (FECEB), evento cientifico destinado aos alunos das 33 Representações de Ensino (REN) de Rondônia. A Feira acontecerá na quadra poliesportiva da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Castelo Branco com o apoio de importantes parceiros ligados ao ensino. A abertura está prevista para as 8 horas. No último dia as atividades serão iniciadas às 9 horas, encerrando-se às 18 horas.  

De acordo com os organizadores o objetivo é fazer com que a comunidade escolar construa e compartilhe o saber científico, desenvolva sua capacidade de raciocínio, de interpretação e de intervenção e que a comunidade em geral exerça seu papel de agente na construção do desenvolvimento sócio-educativo do Estado.

A feira, por ser uma atividade pedagógico-cultural, envolve além das escolas, toda a comunidade, levando-se em consideração o ponto de vista interdisciplinar. Busca-se com o evento, o desenvolvimento integral do aluno. Aprender a conhecer, fazer, conviver e ser, os quatro pilares da educação, segundo a UNESCO, são aspectos observados pela iniciativa. Conforme Ivani Aparecida de Oliveira Gonçalves, técnica do ensino médio e coordenadora da I FECEB, a feira voltada para pesquisas de todas as áreas e disciplinas escolares, tendo como público alvo alunos do ensino fundamental e médio.

A coordenadora informa ainda que o evento contará com a participação de 70 pesquisadores (46 alunos e 24 professores) que levarão conhecimento ao público, através de seus projetos, de forma detalhada. 

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)