Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fecomércio alerta empresários e lojistas sobre notas manchadas com dispositivo antifurto



A decisão do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional de considerar sem valor, as notas de reais manchadas de rosa pelo dispositivo antifurto de caixas eletrônicos pode causar prejuízos ao comércio.

Diante dessa possibilidade, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Raniery Araújo Coelho, enviou um documento para todos os presidentes dos sindicatos filiados a entidade, solicitando que seja feito um alerta a empresários e lojistas.

No documento, o líder empresarial demonstra sua preocupação com possíveis transtornos aos estabelecimentos comerciais, caso recebam o dinheiro que está sendo tratado como falso pelas instituições financeiras.

“Encaminhamos também uma cópia com a resolução do Banco Central, que determina o recolhimento das cédulas consideradas inadequadas à circulação”, informou o dirigente da Fecomércio.

São 75 mil notas de valores diferenciados que estão com essas características em circulação no país. Quem recebê – las terá que arcar com o prejuízo. Ao torná – las sem valor, as autoridades visam desestimular roubos a caixas eletrônicos, um dos crimes que mais cresceram nos últimos meses no Brasil.

Como identificar e o que fazer com nota manchada? - O ideal é sempre recusar. A mancha é caracterizada pela cor rosa e por ser densa e não uniforme.

E se receber cédula rosa? - Apresente a nota ao banco que deverá fazer o registro com CPF, documento de identidade como foto e endereço de quem apresentou a nota.

Se após a análise do BC for verificado que a nota está marcada por dispositivo antifurto, não haverá ressarcimento. Se for outro tipo de mancha haverá.

Caso a nota tiver sido sacada em caixa eletrônico? Fora do expediente bancário, o cidadão deve retirar um extrato da conta (comprovando o saque) fazer um boletim de ocorrência.

Depois apresentar as notas e BO ao banco para que tenha a chance de ser ressarcido, após a análise da cédula. Durante o expediente, a recomendação é imediatamente procurar o gerente da instituição para que se proceda à troca.

Fonte: João Albuquerque
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)