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Fecomércio alerta empresários e lojistas sobre notas manchadas com dispositivo antifurto



A decisão do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional de considerar sem valor, as notas de reais manchadas de rosa pelo dispositivo antifurto de caixas eletrônicos pode causar prejuízos ao comércio.

Diante dessa possibilidade, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Raniery Araújo Coelho, enviou um documento para todos os presidentes dos sindicatos filiados a entidade, solicitando que seja feito um alerta a empresários e lojistas.

No documento, o líder empresarial demonstra sua preocupação com possíveis transtornos aos estabelecimentos comerciais, caso recebam o dinheiro que está sendo tratado como falso pelas instituições financeiras.

“Encaminhamos também uma cópia com a resolução do Banco Central, que determina o recolhimento das cédulas consideradas inadequadas à circulação”, informou o dirigente da Fecomércio.

São 75 mil notas de valores diferenciados que estão com essas características em circulação no país. Quem recebê – las terá que arcar com o prejuízo. Ao torná – las sem valor, as autoridades visam desestimular roubos a caixas eletrônicos, um dos crimes que mais cresceram nos últimos meses no Brasil.

Como identificar e o que fazer com nota manchada? - O ideal é sempre recusar. A mancha é caracterizada pela cor rosa e por ser densa e não uniforme.

E se receber cédula rosa? - Apresente a nota ao banco que deverá fazer o registro com CPF, documento de identidade como foto e endereço de quem apresentou a nota.

Se após a análise do BC for verificado que a nota está marcada por dispositivo antifurto, não haverá ressarcimento. Se for outro tipo de mancha haverá.

Caso a nota tiver sido sacada em caixa eletrônico? Fora do expediente bancário, o cidadão deve retirar um extrato da conta (comprovando o saque) fazer um boletim de ocorrência.

Depois apresentar as notas e BO ao banco para que tenha a chance de ser ressarcido, após a análise da cédula. Durante o expediente, a recomendação é imediatamente procurar o gerente da instituição para que se proceda à troca.

Fonte: João Albuquerque
 

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