Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima: Projeto de ponte da BR-319 está pronto e passa da hora de ser executado



A senadora Fátima Cleide disse acreditar que o projeto da ponte para acesso à BR-319, através do Rio Madeira, em Rondônia, está pronto e passa da hora de “sair dos sonhos e se tornar realidade”. A afirmação foi feita durante audiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira (4), na Assembléia Legislativa, em Porto Velho.

Fátima propôs uma audiência da bancada federal, estadual e prefeito de Porto Velho no Tribunal de Contas da União para desmistificar os problemas encontrados no projeto da ponte da BR-319. A senadora disse ainda à direção do Ministério dos Transportes que a bancada federal está à disposição para ajudar no projeto.

Durante o evento, a senadora adiantou que buscará, com apoio da prefeitura e junto à ministra Dilma a inclusão da obra de restauração da BR-425 e a ponte de Abunã no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo a senadora, é impensável sair do Pacifico pelo Acre e ainda ter que pagar pedágio de balsa para transitar dentro do próprio Estado. Fátima citou ainda os moradores do distrito de Fortaleza do Abunã, que para vir a Porto Velho precisam pagar a balsa para a atravessar o rio.

De acordo com o diretor de Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Miguel de Souza, a construção das pontes do rio Madeira em Rondônia faz parte do projeto do projeto de Integração Sul Americano (ISA), viabilizando a saída para o pacifico.

Souza disse que Rondônia tem o privilegio de ligar o Brasil aos países andinos, pois está no coração do continente americano. “As pontes irão ligar Rondônia ao mercado da Bolívia, Peru, Equador e norte do Chile. Um PIB de aproximadamente 300 milhões de dólares”, disse Miguel de Souza. A ponte da BR-319 terá 19,5 metros, com valor orçado em R$ 180 milhões.

A audiência pública foi uma iniciativa da senadora Fátima Cleide e teve como objetivo principal buscar solução para alguns embargos que atrasam e emperram obras nas rodovias federais e pontes do Rio Madeira, em Rondônia.

Participaram do evento o representante do TCU em Rondônia, Arildo Oliveira; senador Valdir Raupp; o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e o presidente da Fiero, Denis Baú. Moradores do bairro Balsa também estiveram presentes.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)