Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima: Projeto de ponte da BR-319 está pronto e passa da hora de ser executado



A senadora Fátima Cleide disse acreditar que o projeto da ponte para acesso à BR-319, através do Rio Madeira, em Rondônia, está pronto e passa da hora de “sair dos sonhos e se tornar realidade”. A afirmação foi feita durante audiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira (4), na Assembléia Legislativa, em Porto Velho.

Fátima propôs uma audiência da bancada federal, estadual e prefeito de Porto Velho no Tribunal de Contas da União para desmistificar os problemas encontrados no projeto da ponte da BR-319. A senadora disse ainda à direção do Ministério dos Transportes que a bancada federal está à disposição para ajudar no projeto.

Durante o evento, a senadora adiantou que buscará, com apoio da prefeitura e junto à ministra Dilma a inclusão da obra de restauração da BR-425 e a ponte de Abunã no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo a senadora, é impensável sair do Pacifico pelo Acre e ainda ter que pagar pedágio de balsa para transitar dentro do próprio Estado. Fátima citou ainda os moradores do distrito de Fortaleza do Abunã, que para vir a Porto Velho precisam pagar a balsa para a atravessar o rio.

De acordo com o diretor de Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Miguel de Souza, a construção das pontes do rio Madeira em Rondônia faz parte do projeto do projeto de Integração Sul Americano (ISA), viabilizando a saída para o pacifico.

Souza disse que Rondônia tem o privilegio de ligar o Brasil aos países andinos, pois está no coração do continente americano. “As pontes irão ligar Rondônia ao mercado da Bolívia, Peru, Equador e norte do Chile. Um PIB de aproximadamente 300 milhões de dólares”, disse Miguel de Souza. A ponte da BR-319 terá 19,5 metros, com valor orçado em R$ 180 milhões.

A audiência pública foi uma iniciativa da senadora Fátima Cleide e teve como objetivo principal buscar solução para alguns embargos que atrasam e emperram obras nas rodovias federais e pontes do Rio Madeira, em Rondônia.

Participaram do evento o representante do TCU em Rondônia, Arildo Oliveira; senador Valdir Raupp; o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e o presidente da Fiero, Denis Baú. Moradores do bairro Balsa também estiveram presentes.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)