Quinta-feira, 17 de maio de 2007 - 18h36
Fátima Cleide: mais de 2.500 homossexuais e transexuais foram assassinados nos últimos 15 anos
Ao lembrar que se comemora nesta quinta-feira (17) o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) afirmou que mais de 2.500 homossexuais e transexuais foram assassinados no Brasil nos últimos 15 anos. Ela disse ainda que, tomando-se como base apenas os casos informados por jornais, verifica-se a média de um homossexual morto a cada 48 horas. Mas a parlamentar ressalvou que a violência noticiada pela grande imprensa "está muito aquém das proporções reais com que se dá em nosso cotidiano".
- Não se contam aqui os suicídios nem os casos de agressão que não resultam em morte, mas deixam graves seqüelas físicas ou psicológicas - disse ela. Por outro lado, a senadora declarou que "a crescente organização política dos homossexuais tem trazido avanços que ajudam o Brasil no combate à exclusão e à discriminação e na construção de uma cultura de paz e concórdia".
Fátima Cleide lembrou que o governo federal implementa desde 2004 o programa Brasil sem Homofobia, o qual inclui ações nas áreas de saúde, segurança, trabalho e educação. Essa iniciativa é da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República.
A senadora também lembrou que tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que classifica como crime a discriminação contra os homossexuais. É o PLC 122/06, do qual ela é relatora no Senado. A parlamentar informou que no dia 22 de maio a Câmara dos Deputados promove o 4º Seminário Nacional sobre Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, a partir das 9h30, no plenário 9 daquela Casa. Já no dia 23, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado realiza mais uma audiência pública para debater o PLC 122/06.
Fonte: Mara Paraguassu
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

Deputada Ieda Chaves resgata idosa, 10 animais e revela drama humano em Porto Velho
Após uma ação da Patrulha de Resgate, um projeto liderado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) na última semana, no bairro Aponiã, em P

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)