Quinta-feira, 8 de setembro de 2011 - 13h00
A ex-senadora Fátima Cleide e o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro Olívio Dutra participaram da abertura do IX Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), onde os temas Sociedade, Energia e Meio Ambiente serão debatidos em Porto Velho/RO.
O Consenge será realizado pela primeira vez, na região Norte, na capital rondoniense, com o objetivo pautar o papel da engenharia nos grandes temas nacionais. O Congresso que acontece no Hotel Aquarius, se estenderá até o próximo dia 10 de setembro e conta com a presença de participantes de vários estados do país.
A convite da organização, Fátima Cleide, que é uma das palestrantes, representou a todos na Mesa de solenidade de abertura. "Os engenheiros e arquitetos, particularmente, têm um enorme potencial de contribuição na consolidação de políticas publicas que tragam benefícios à sociedade. Não dá para abrir mão desse setor se quisermos otimizar recursos. Precisamos pensar as cidades de forma diferente, onde as pessoas sejam de fato o foco da ação do poder público", destacou a ex senadora.
Olívio Dutra, falou sobre os desafios da gestão pública e como transformar as oportunidades que hoje surgem em benefícios para toda a sociedade. "O orçamento participativo não é tema esgotado e precisa ser aprofundado como mecanismo efetivo de participação cidadã", lembrou o ex-ministro em sua palestra.
Sobre o Consenge
O Congresso de Sindicato de Engenheiros (Consenge) é realizado a cada três anos, sendo o mais importante fórum de debate da categoria, e tem como finalidade capacitar os representantes sindicais para acompanhar e intervir no debate de temas nacionais e na política institucional do país.
São frutos dos Congressos anteriores os livros Brasil, Reinventar o Futuro e Opção Brasileira, assim como a produção de 29 vídeos abordando temas de ensino as engenharia, ciência e tecnologia, economia e projetos políticos pelos quais a sociedade brasileira vem lutando.
Fonte: David Nogueira
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)