Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima e Olívio participam do IX Consenge em Porto Velho


A ex-senadora Fátima Cleide e o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro Olívio Dutra participaram da abertura do IX Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), onde os temas Sociedade, Energia e Meio Ambiente serão debatidos em Porto Velho/RO.

O Consenge será realizado pela primeira vez, na região Norte, na capital rondoniense, com o objetivo pautar o papel da engenharia nos grandes temas nacionais. O Congresso que acontece no Hotel Aquarius, se estenderá até o próximo dia 10 de setembro e conta com a presença de participantes de vários estados do país.

A convite da organização, Fátima Cleide, que é uma das palestrantes, representou a todos na Mesa de solenidade de abertura. "Os engenheiros e arquitetos, particularmente, têm um enorme potencial de contribuição na consolidação de políticas publicas que tragam benefícios à sociedade. Não dá para abrir mão desse setor se quisermos otimizar recursos. Precisamos pensar as cidades de forma diferente, onde as pessoas sejam de fato o foco da ação do poder público", destacou a ex senadora.

Olívio Dutra, falou sobre os desafios da gestão pública e como transformar as oportunidades que hoje surgem em benefícios para toda a sociedade. "O orçamento participativo não é tema esgotado e precisa ser aprofundado como mecanismo efetivo de participação cidadã", lembrou o ex-ministro em sua palestra.

Sobre o Consenge

O Congresso de Sindicato de Engenheiros (Consenge) é realizado a cada três anos, sendo o mais importante fórum de debate da categoria, e tem como finalidade capacitar os representantes sindicais para acompanhar e intervir no debate de temas nacionais e na política institucional do país.

São frutos dos Congressos anteriores os livros Brasil, Reinventar o Futuro e Opção Brasileira, assim como a produção de 29 vídeos abordando temas de ensino as engenharia, ciência e tecnologia, economia e projetos políticos pelos quais a sociedade brasileira vem lutando.

Fonte: David Nogueira
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)