Quarta-feira, 28 de março de 2007 - 05h49
No início da tarde de ontem (27), a Comissão de Educação (CE) do Senado deu parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 10/07, que modifica a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto trata, entre outras coisas, da ampliação das políticas de execução do órgão, que abrangem apenas o ensino superior, para colaborar também com políticas direcionadas ao ensino básico.
Para a senadora Fátima Cleide (PT-RO), o projeto merece bastante atenção. "A aprovação deste projeto com urgência é uma questão de funcionalidade. Precisamos garantir que a gestão da Capes seja efetivada em praticamente todo o ensino brasileiro para melhorarmos a educação no Brasil", ressalta Fátima.
Conforme o texto aprovado na CE, a Capes auxiliará o Ministério da Educação no desenvolvimento de políticas para ajudar na formação dos professores do ensino superior e básico, contribuindo para o crescimento científico e tecnológico do País.
Os professores da educação básica receberão formação em cursos presenciais e os profissionais da formação continuada ganharão cursos pela Internet.
Com a aprovação do PLC pela CE, a matéria vai nesta quarta-feira (28) para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para votação em caráter de urgência.
A Capes é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação e tem a responsabilidade de elaborar e acompanhar as políticas de pós-graduação, com destaque para a formação de pesquisadores e de pessoal docente para a educação superior do país.
Fonte: Henrique Cesar Teixeira
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste
A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)