Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima Cleide: Mudanças na Capes deve melhorar ensino no Brasil


No início da tarde de ontem (27), a Comissão de Educação (CE) do Senado deu parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 10/07, que modifica a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto trata, entre outras coisas, da ampliação das políticas de execução do órgão, que abrangem apenas o ensino superior, para colaborar também com políticas direcionadas ao ensino básico.

Para a senadora Fátima Cleide (PT-RO), o projeto merece bastante atenção. "A aprovação deste projeto com urgência é uma questão de funcionalidade. Precisamos garantir que a gestão da Capes seja efetivada em praticamente todo o ensino brasileiro para melhorarmos a educação no Brasil", ressalta Fátima.

Conforme o texto aprovado na CE, a Capes auxiliará o Ministério da Educação no desenvolvimento de políticas para ajudar na formação dos professores do ensino superior e básico, contribuindo para o crescimento científico e tecnológico do País.

Os professores da educação básica receberão formação em cursos presenciais e os profissionais da formação continuada ganharão cursos pela Internet.    

Com a aprovação do PLC pela CE, a matéria vai nesta quarta-feira (28) para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para votação em caráter de urgência. 

A Capes é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação e tem a responsabilidade de elaborar e acompanhar as políticas de pós-graduação, com destaque para a formação de pesquisadores e de pessoal docente para a educação superior do país.

 

Fonte:  Henrique Cesar Teixeira

 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)