Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Fátima Cleide: Mudanças na Capes deve melhorar ensino no Brasil


No início da tarde de ontem (27), a Comissão de Educação (CE) do Senado deu parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 10/07, que modifica a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto trata, entre outras coisas, da ampliação das políticas de execução do órgão, que abrangem apenas o ensino superior, para colaborar também com políticas direcionadas ao ensino básico.

Para a senadora Fátima Cleide (PT-RO), o projeto merece bastante atenção. "A aprovação deste projeto com urgência é uma questão de funcionalidade. Precisamos garantir que a gestão da Capes seja efetivada em praticamente todo o ensino brasileiro para melhorarmos a educação no Brasil", ressalta Fátima.

Conforme o texto aprovado na CE, a Capes auxiliará o Ministério da Educação no desenvolvimento de políticas para ajudar na formação dos professores do ensino superior e básico, contribuindo para o crescimento científico e tecnológico do País.

Os professores da educação básica receberão formação em cursos presenciais e os profissionais da formação continuada ganharão cursos pela Internet.    

Com a aprovação do PLC pela CE, a matéria vai nesta quarta-feira (28) para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para votação em caráter de urgência. 

A Capes é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação e tem a responsabilidade de elaborar e acompanhar as políticas de pós-graduação, com destaque para a formação de pesquisadores e de pessoal docente para a educação superior do país.

 

Fonte:  Henrique Cesar Teixeira

 

Mais Sobre Política

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sábado 11 de agosto de 2018, a data celebra o Dia dos Magistrados e coincide com a véspera do Dia dos Pais. E foi embalado por essas comemorações que

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Código Brasileiro de Trânsito determina que sejam feitas duas vistorias ao ano, uma em cada semestre