Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Farmácia Popular realiza mais de 80 mil atendimentos em 2006


A Farmácia Popular do Brasil, localizada na rua Dom Pedro II esquina com a Joaquim Nabuco,em Porto Velho, registrou 83.464 atendimentos em 2006, com média diária de 291 clientes atendidos e com o valor médio por venda de medicamentos de R$ 7,45. Os dados são do levantamento anual de produtividade divulgado nesta quarta-feira pela farmacêutica Jaçoneide Poubel Vieira, gerente da farmácia.

Em Porto Velho o Programa Farmácia Popular do Brasil do Governo Federal, foi implementado pela Prefeitura Municipal que banca todos os gastos com manutenção e pessoal. O programa atende toda a população e é dirigido, sobretudo, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios.

Os usuários das farmácias recebem tratamento personalizado, realizado por três farmacêuticos e sete atendentes para orientar o uso correto dos medicamentos. Segundo Jaçoneide, para impedir a auto-medicação as Farmácias Populares em todo o país, exigem a apresentação da receita médica no ato da aquisição do remédio. A relação dos medicamentos disponíveis para venda é padronizada pelo Ministério da Saúde de acordo com as doenças mais comuns. Os produtos existentes nas Farmácias Populares representam mais de 2 mil apresentações encontradas no mercado.

Hipertensão,diabetes, úlcera gástrica, depressão,asma, infecções, inflamações, verminoses e anticoncepcionais são alguns exemplos de doenças para as quais as Farmácias Populares tem os genéricos correspondentes. “É importante destacar que o Programa Farmácia Popular do Brasil não substitui o fornecimento gratuito de remédios na rede municipal de saúde. O laboratório Fiocruz repassa os medicamentos para as Farmácias Populares em consignação e a preço de custo. As Farmácias Populares devolvem a Fiocruz o valor do produto comercializado sem nenhum lucro. São, portanto, serviços diferenciados,” explicou.

A farmacêutica fez questão de lembrar ainda que, “graças aos esforços do prefeito Roberto Sobrinho, Porto Velho ganhará em breve mais uma Farmácia Popular, a ser instalada na rua José Amador dos Reis, prevista para ser inaugurada no primeiro trimestre de 2007”, finalizou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)