Sexta-feira, 1 de março de 2013 - 11h45
Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater (autarquia vinculada ao Governo do Estado), relataram nesta quinta-feira durante reunião com o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), as dificuldades enfrentadas atualmente pela classe produtiva na região central do Estado. Estes extensionistas são responsáveis pelo atendimento de treze municípios, e durante o encontro defenderam a necessidade de maior investimento financeiro no órgão.
Segundo a gerente regional Valquiria Codesso, ó órgão sempre lutou por incentivos e conhecimento para o homem do campo. “Nós temos muitas conquistas durantes estes anos, mas precisamos de mais investimentos. O necessário seria termos um orçamento anual de R$ 69 milhões, o que iria contribuir e muito para a agricultura do Estado”, disse.
Valrquiria ainda aproveitou para agradecer a vinda do deputado ao órgão. “Nunca um presidente da Asembleia veio até a nossa sede para trocar conhecimento. Estamos felizes com a sua vinda até nossa sede e contamos com o senhor para ajudar a defender os interesses da Emater que são os mesmos do produtor rural”, finaliza.
O setor produtivo encontra-se praticamente “engessado” devido a inexistência de uma ação efetiva no que diz respeito a garantir da comercialização. Para o engenheiro agrônomo Claudio Luiz Martelli, para se efetivamente melhorar a agricultura do Estado, necessário se faz a implantação de uma política que facilite ou subsidie a comercialização das mercadorias.
Diz o agrônomo: “Deputado nós temos uma terra fértil, mas do que adianta produzirmos se temos dificuldade para vender? Nossa dificuldade hoje é comercializar a produção do pequeno ou do médio, tendo uma forma de levar este produto facilmente a toda população, parando de comprar de fora. Nunca se teve uma política forte para a produção agrícola do Estado. Só aqui na área central do Estado nós tínhamos seis frigoríficos bovinos, hoje temos dois. Temos que melhorar a política de crédito para facilitar para os produtores”, finaliza.
Para o deputado Hermínio que ouviu atentamente as colocações dos técnicos, o que falta é uma política séria para a produção agrícola. “Nós vemos em outros estados o crescimento agrícola e aqui não se tem a mesma política. O governo pediu um R$ 1 Bilhão de empréstimos para coisas que incham a máquina no futuro. Imagina se investíssemos isso em agricultura o que não virava este estado”, declarou.
O deputado complementou que a visita foi um pequeno passo para um novo trabalho que vai realizar perante o Estado. “Eu agora vou pedir para minha equipe estudar o que podemos enquanto legislador e presidente da Assembléia fazer para melhorarmos a situação dos nossos produtores de Rondônia. Quero afirmar que o a Emater precisar do deputado podem contar comigo, pois ganharam mais um deputado amigo da categoria”, finaliza.
ALE/RO - DECOM - [ Elton Bittencourt e Paulo Ayres ]
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)