Terça-feira, 5 de abril de 2016 - 17h44
Fortalecer o associativismo no estado de Rondônia mediante a valorização das Associações Comerciais e promover a integração de seus presidentes e diretores foram os objetivos da realização, em Ariquemes, do I Workshop promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer) em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Representantes de Associações Comerciais de Rondônia participaram deste I Workshop, que contou com palestras do executivo nacional da CACB, Luiz Antônio Bortolin; diretor de Varejo e Canais da Certisign Leonardo Gonçalves e o diretor executivo da ByeByePaper - Gestão da Informação na Nuvem Cícero Costard.
O presidente da Facer, empresário Cícero Noronha, disse que o associativismo é experiência positiva e vitoriosa para que um coletivo de pessoas promovam mudanças na sociedade, destacando que as Associações Comerciais estão presentes em 2.400 municípios brasileiros, com mais de 2,5 milhões de associados. “Juntamente com suas federações, elas desfrutam de conceito de muito respeito na sociedade”, disse, sendo fato extremamente isolado desvio em suas finalidades e condutas de dirigentes.
O I Workshop capacitou dirigentes e executivos das associações, profissionais que cuidam da parte administrativa-operacional, com o intuito das Associações Comerciais de Rondônia conhecerem mais sobre certificação digital, que nada mais é do que documento de identificação com assinatura digitalizada, com validade jurídica, que garante proteção às transações eletrônicas e serviços de internet. É uma especialidade da empresa Certisign, maior da América Latina e a terceira maior do mundo, com sólida presença no Brasil.
A empresa oferece diversos produtos e serviços de certificação digital, e a idéia, segundo Cícero Noronha, além de ampliar e nivelar conhecimentos sobre isso, é transformar as Associações Comerciais de Rondônia em pontos de atendimento para atuar como Autoridades de Registro (AR), que fazem a interface entre usuários e a Autoridade Certificadora, no caso a Certisign.
“Discutimos com nossas associações como funciona, como operacionaliza esse processo. Queremos implementar procedimentos para credenciar como AR quem ainda não é, e iniciamos também um trabalho com o propósito de saltar de 60% para 90% os municípios com sede própria até 2018”, diz o presidente da Facer.
Para Cícero Noronha, o setor produtivo tem muito a ganhar com as transações eletrônicas que utilizam a certificação digital. Elas oferecem agilidade e segurança, e otimizam o resultado das atividades, reduzindo custo, burocracia e tempo. “Queremos mostrar ao setor produtivo que a Facer tem maior número de associados e maior capilaridade, por isso pode avançar e contribuir muito”, explica Cícero Noronha.
Participaram do evento representantes das Associações Comerciais de Alta Floresta, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Porto Velho, Rolim de Moura, Urupá e Vilhena.
Além de Cícero Noronha, à mesa do I Workshop da Face estiveram o deputado estadual Adelino Follador; o presidente das Associações Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) José Vilas Boas; o 2º vice-presidente da Facer e presidente do Conselho Fiscal do Sebrae, Genivaldo Gonçalves Pereira de Campos; vice-presidente regional da Facer no Vale do Jamari, Francisco Hidalgo Farina e o diretor-superintendente do Sebrae, Valdemar Camata Júnior, que apresentou as possíveis parcerias com as ACE’s e teve a oportunidade de conhecer alguns projetos pilotos das Associações.
Fonte: Ascom
Deputado A rua é uma importante rota de acesso para diversos moradores e profissionais da região.
Com o compromisso de atender às demandas da população e melhorar a infraestrutura urbana da capital, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos)
Com presença firme e olhar voltado para o futuro, o governador Marcos Rocha participou, nesta terça-feira (5), da retomada dos trabalhos na Assemble
Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária
Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira
Na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa retoma suas atividades em Plenário. Após o recesso no mês de julho, os deputados, com a pre