Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ezequiel anuncia comissão para fiscalizar desmandos no DER



O deputado Ezequiel Junior (PSDC), presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, anunciou a criação de uma comissão especial que vai apurar denúncias e fiscalizar os desmandos no Departamento de Estradas de Rodagens (DER), após receber grave denúncia de um servidor aposentado.

De acordo com o servidor, houve a venda de uma máquina de propriedade da 13a residência em Porto Velho. Ele afirmou e que o dinheiro foi dividido entre os servidores envolvido no golpe.  Essa denúncia foi feita por escrito e entregue ao deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), que encaminhou para a comissão da Casa de Leis.

Ezequiel informou que durante reunião ordinária da comissão, ficou definido esse formato de investigação. “Primeiramente vamos ouvir o servidor que apresentou a denúncia e coletar mais informações e nomes de pessoas envolvidas na ação”, disse.

O parlamentar afirmou que os deputados vão averiguar de perto e buscar uma resposta para essa e outras denúncias que chegam a todo o momento nos gabinetes. Além disso, a comissão vai solicitar do diretor do DER, coronel Lioberto Caetano, uma posição sobre o que foi feito em relação ao sumiço desta máquina e se alguém foi punido. “Vamos até as últimas consequências para descobrir a verdade, doa a quem doer”, deixou claro Ezequiel.

Em aparte, o deputado Jean Oliveira (PSDB) disse que na época do diretor Lucio Mosquini, existia um programa de acompanhamento integral das máquinas, uma espécie de monitoramento. Se a máquina saísse da região estabelecida para o trabalho, um comando automático informava os supervisores.

Jean Oliveira ainda anunciou que está formalizando outra denúncia contra o DER. Segundo ele, residentes do departamento estão utilizando maquinário para trabalhar em propriedade privada e em casas de funcionários do próprio DER e até mesmo fora do Estado. “O gestor precisa abrir os olhos, pois logo estará envolvido nas questões judiciais do órgão”, afirmou.

O deputado Edson Martins (PMDB) concordou que as denúncias são graves e que os fatos precisam ser apurados de forma célere. “Precisamos ouvir essas pessoas envolvidas e descobrir como uma máquina some do pátio de um órgão de forma misteriosa”. O parlamentar também apresentou denúncia para que a Comissão de Fiscalização e Controle investigue a situação da Ciretran em Vale do Anari.

Ele afirmou que a sede do órgão funciona na casa de um ex-diretor, que mantém três parentes nomeados e que o aluguel é um absurdo.

Laerte Gomes (PEN) parabenizou a comissão pela iniciativa de fiscalizar essas denúncias. Disse que a cada dia vê a nomeação de membros da diretoria anterior. “São os mesmos funcionários que hoje estariam envolvidos neste caso de sumiço de máquinas”, afirmou.

Adelino Follador (DEM) pediu que a comissão fiscalize o caso até as últimas consequências. Falou sobre os postos de combustíveis que abastecem as máquinas do DER serem de propriedade de pessoas ligadas a funcionários e diretores. Também destacou a falta de revisão nas máquinas e perda da garantia de todos os equipamentos. “Fica mais caro consertar do que comprar outra máquina”, relatou.  Denunciou que há mais de seis meses o DER não compra material de limpeza, peças de reposição, dentre outras necessidades do órgão.

Lazinho da Fetagro (PT) disse ser preciso saber quem, de fato, comanda o DER. “Não está claro isso, mas entendo que o coronel Caetano é o diretor, porém é visível a falta de gestão”, afirmou.

O deputado Cleiton Roque disse confiar na capacidade de comando do coronel Caetano, mas afirmou que ele precisa se impor diante da pasta e fazer valer suas decisões.

Ao encerrar, Ezequiel informou que na próxima semana os envolvidos serão convocados a prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle. O deputado sugeriu uma investigação para saber quem são as pessoas que estão à frente do DER em todo o Estado, analisar o histórico de vida pública desses servidores. Ezequiel disse, ainda, que em relação a muitas máquinas, quando precisam de reparos, são os próprios funcionários que pagam por essas necessidades imediatas.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)