Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Exposição agropecuária de Porto Velho é fruto da união do setor produtivo, afirma Adélio Barofaldi


Depois de alguns anos suspensa, a Feira Agropecuária de Porto Velho (PortoAgro) finalmente foi reativada na quinta-feira (24/09) e voltou a alegrar a população da Capital, que passa a fazer parte novamente do calendário oficial de eventos do setor no Estado. E não fossem os esforços e parcerias do setor produtivo, segundo o coordenador-geral da Feira, Adélio Barofaldi, não seria possível a realização do evento.

Gente de Opinião

“O Poder Público, ou seja, a Prefeitura, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa colaboraram com a maior parte do financeiro, mas toda a organização está por conta da iniciativa privada, tendo como parceiros a Federação do Comércio (Fecomércio), da Indústria (Fiero), da Agricultura (Faperon), o Sebrae, a Emater, a Fetagro, a Embrapa e as instituições financeiras Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia. Sem estes parceiros não conseguiríamos organizar a PortoAgro, que tem tudo para se consolidar como uma grande feira de negócios a partir das demais edições”, afirmou Barofaldi, que deixou todas as suas atividades como empresário nos últimos 60 dias para se dedicar à organização da Feira.

Conforme Adélio Barofaldi, o Sistema Fecomércio através do Sesc e do Senac, contribuíram enormemente com a realização da PortoAgro. “Não podemos cometer nenhuma injustiça, portanto, aproveito para agradecer ao presidente Raniery Coelho que desde o início tem acompanhado nossas reuniões e não tem medido esforços para ajudar na realização da Feira”, afirmou, acrescentando que são esperados nos 4 dias do evento cerca de 50 mil pessoas e a liberação de R$ 350 milhões em negócios. “Hoje 40% do PIB do Estado está no agronegócio, portanto, ao movimentarmos este setor também estaremos fomentando o comércio, a indústria e todos os demais segmentos da economia”.

O presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, observa que toda iniciativa que visa a fomentação da economia local terá sempre o apoio da Federação, porque traz oportunidade de novos negócios e faz o comércio ter giro, principalmente neste período de retração nas vendas. “A PortoAgro é mais uma prova, das várias que já tivemos neste ano, que o setor produtivo tem que trabalhar unido, em parceria, para que possamos fazer a diferença no Estado”, enfatizou.

PORTOAGRO

A I Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho tem 64 expositores industriais e empresariais, mais 30 expositores da agroindústria, 30 do setor de artesanato, somando 124 estandes de exposição. Outros 12 expositores, criadores de bovinos e ovinos também estão presentes na feira, mostrando a qualidade da criação e as formas de negócios voltados à pecuária.

A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (24/09) com a presença de várias autoridades políticas e empresariais, entre elas o governador Confúcio Moura (PMDB). Nesta sexta-feira, sábado e domingo os portões serão abertos às 14 horas, e a programação é variada, com leilão de animais e crédito rural, e palestras sobre melhoramento genético na pecuária de corte, sanidade aquícola, agroecologia, manejo e tecnificação da atividade cafeeira, entre outras. Haverá também oficinas sobre gastronomia de pescado pirarucu e tambaqui, e orientações sobre formas de controlar o dinheiro no campo.

As quatro noites contarão com atrativos à parte, como o rodeio com a participação de peões do estado e região, começando a partir das 20 horas, e ainda os shows musicais a partir das 22 horas. As atrações principais ficam por conta da dupla Alex e Ivan (sexta-feira), Léo Nascimento (sábado), e Banda Versalle (domingo).

Fonte: Ascom / Fecomércio
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)