Sábado, 28 de julho de 2012 - 10h18
A secretária municipal de Obras e chefe de gabinete, Miriam Saldaña, representou o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, na inauguração do hangar do 2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Esquadrão Poti (2º/8º GAV), e do seu 39º aniversário, ontem, sexta-feira, 27, na Base Aérea de Porto Velho.
No hangar com um espaço interno de 55 x 70 m, cabem seis helicópteros. O Esquadrão Poti é único da força aérea brasileira que opera com o helicóptero de ataque russo AH-2 Sabre (vídeo AQUI), que auxiliará na defesa da Amazônia, principalmente, ocidental. (Mais fotos AQUI).
Durante a cerimônia, Miriam Saldaña, falou da importância da história que está sendo escrita pela ‘guardiã dos céus’ através de mais este evento. “Esta data é importante para a Base Aérea de Porto Velho e nós como prefeitura de Porto Velho, admiramos o trabalho realizado pelo Esquadrão e fizemos questão de participar deste 39º aniversário, o segundo realizado em Porto Velho, uma vez que anteriormente, o Esquadrão Poti era sediado na cidade de Recife. E em nome do Prefeito Roberto Sobrinho eu quero cumprimentar a todas as autoridades presentes pela nova instalação e pela vinda do agrupamento Poti para a nossa cidade”, afirmou.
O comandante da base aérea de Porto Velho, Coronel Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos, disse que o esquadrão originalmente era sediado em Recife e dentro da nova Política de Estratégia Nacional de Defesa e do Plano Estratégico da Força Aérea, foi priorizada a Amazônia, especialmente, a ocidental. “Então, o Esquadrão foi deslocado do Nordeste para o Norte recebendo esta moderna aeronave de ataque, única no Brasil. E as obras de infraestrutura estão acompanhando esta mudança. Hoje, inauguramos este hangar para dar o apoio que a unidade merece”, disse.
O Coronel Augusto Cesar anunciou ainda novas aquisições que proporcionarão melhorias na infraestrutura. “Nós compramos simuladores de vôos que em breve serão instalados. É um processo que não termina. Vamos receber mais dois lotes de aeronaves e para a base de Porto Velho ainda existe a expectativa da transferência do Grupo de Comunicação e Controle de Fortaleza para esta cidade, também dentro dessa filosofia da estratégia Nacional de Defesa”, anuiu.
Histórico
Em 16 de dezembro de 2009, o Esquadrão recebeu as três primeiras unidades do AH-2 Sabre. Em 2010, uma fase de transição, o Esquadrão operou com duas sedes, Recife e Porto Velho. Assim, ao final de 2010 o Esquadrão passou a operar definitivamente na Base Aérea de Porto Velho.
Fonte: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).