Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ex-presidente Lula se reúne com prefeito Roberto Sobrinho na abertura da Feiron 2011


 Ex-presidente Lula se reúne com prefeito Roberto Sobrinho na abertura da Feiron 2011 - Gente de Opinião

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Porto Velho nesta quarta-feira, 14, para participar da abertura da V Feira Internacional da Indústria de Rondônia (Feiron 2011), que acontece no período de 14 a 17 de setembro. O ex-presidente palestrou para empresários rondonienses, de outros estados e dos países que participam do evento. É a primeira vez que Lula vem a Rondônia, após deixar a Presidência da República.

Antes da palestra, o ex-presidente reuniu com o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que também participou da abertura da feira. Os dois conversaram sobre vários assuntos, principalmente sobre os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na capital de Rondônia. Lula quis saber do andamento dos empreendimentos que foram liberados pelo Governo Federal na época em que ele ainda era o presidente.

O prefeito explicou os problemas com as obras para a expansão das redes de água e esgoto, que foram paralisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por causa de irregularidades encontradas. O TCU detectou que a obra de esgoto, por exemplo, foi licitada sem que houvesse o projeto. Roberto Sobrinho também falou do esforço do atual governador, Confúcio Moura, para liberar os dois projetos importantes para a população.

Ele também falou da retomada da obra dos viadutos que estava paralisada porque a empresa desistiu do serviço sem fazer qualquer comunicação prévia à prefeitura. Uma nova empresa foi contratada para concluir o trabalho deixado pela empresa anterior. Sobre a visita do ex-presidente, o prefeito Roberto Sobrinho adiantou que ela é muito importante por causa dos investimentos feitos pelo Governo Federal quando Lula era presidente. “O presidente Lula resgatou um passivo que a União tinha com a região Norte, dando um tratamento justo aos estados amazônicos. E Porto Velho e Rondônia foram beneficiados com esse olhar diferente do presidente para a região. Nunca em toda sua história, o estado e a capital receberam tantos investimentos federais”, lembrou.

Lula afirmou que já é um “quase rondoniense”, em alusão as inúmeras visitas que fez ao estado quando era presidente. Foram ao todo cinco visitas. O ex-presidente afirmou também que em seu governo foram liberados para o estado duas das principais obras do PAC, que são a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira. “Essas duas usinas, mais a de Belo Monte, no Pará, são, inclusive, as três maiores obras que estão sendo executadas hoje no mundo. E eu tenho uma grande identificação com povo de Rondônia”,. Afirmou.

Lula também defendeu a integração regional e a saída para o pacífico como forma de fortalecer as relações comerciais dos estados da Amazônia, e, consequentemente do País. “Lima, a capital do Peru, está mais próxima de Porto Velho do que São Paulo. Então, temos que saber usar essa localização estratégica para firmar novas parcerias”, disse.

Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros

 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)