Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Evento aproxima micro e pequenos empresários da gestão de compras públicas em Brasília



Aproximar os pequenos negócios de compradores públicos é o principal tema do VIII Fomenta Nacional. O evento anual acontece desde 2008, pelo Sebrae Nacional em parceria com o governo federal e neste ano aconteceu entre a terça (28) e ontem quarta-feira (29).

Com uma programação voltada a esclarecer e melhorar a gestão das compras públicas do micro e pequeno empresário, o evento proporciona palestras, rodadas de negócios, a disseminação de boas práticas e casos de sucesso, que vão aproximar o público das possibilidades comerciais com os entes públicos.

O diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou a força que existe na micro e pequena empresa para a geração de empregos. Segundo ele, é nesta faixa de empresa que são produzidas a maioria dos empregos do país. Ele também defendeu melhores condições para este empresariado, que muitas vezes sofre com altas taxas de impostos e não tem oportunidades como as grandes empresas de um programa de parcelamento de dívidas (Refis)Afif divulgou que trabalhará junto aos parlamentares federais para incluir no programa atual os micro e pequenos empresários.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, falou sobre as melhorias implementadas para que o empreendedor possa iniciar seu negócio. “Se for uma empresa de pequeno porte e de baixo risco, a empresa é criada em prazo médio de 4,7 dias. Há alguns anos, o tempo médio era de quatro meses”.
Durante a solenidade de abertura do evento, o governo local e o Banco do Brasil assinaram um termo de cooperação técnica com objetivo de facilitar o acesso ao créditos a entes credenciados no programas Pequenos Reparos e no Simplifica PJ. Durante o ato de assinatura, dois prestadores de serviços de Brasília foram contemplados com o financiamento do banco.

Em complemento ao evento do Distrito Federal, o estado de Rondônia, promove entre os dias 29 e 2/12, no Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, o Fomenta Rondônia, que vai discutir a temática das compras públicas com uma abordagem da realidade local.
 


Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)