Quinta-feira, 30 de novembro de 2017 - 00h09
Aproximar os pequenos negócios de compradores públicos é o principal tema do VIII Fomenta Nacional. O evento anual acontece desde 2008, pelo Sebrae Nacional em parceria com o governo federal e neste ano aconteceu entre a terça (28) e ontem quarta-feira (29).
Com uma programação voltada a esclarecer e melhorar a gestão das compras públicas do micro e pequeno empresário, o evento proporciona palestras, rodadas de negócios, a disseminação de boas práticas e casos de sucesso, que vão aproximar o público das possibilidades comerciais com os entes públicos.
O diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou a força que existe na micro e pequena empresa para a geração de empregos. Segundo ele, é nesta faixa de empresa que são produzidas a maioria dos empregos do país. Ele também defendeu melhores condições para este empresariado, que muitas vezes sofre com altas taxas de impostos e não tem oportunidades como as grandes empresas de um programa de parcelamento de dívidas (Refis)Afif divulgou que trabalhará junto aos parlamentares federais para incluir no programa atual os micro e pequenos empresários.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, falou sobre as melhorias implementadas para que o empreendedor possa iniciar seu negócio. “Se for uma empresa de pequeno porte e de baixo risco, a empresa é criada em prazo médio de 4,7 dias. Há alguns anos, o tempo médio era de quatro meses”.
Durante a solenidade de abertura do evento, o governo local e o Banco do Brasil assinaram um termo de cooperação técnica com objetivo de facilitar o acesso ao créditos a entes credenciados no programas Pequenos Reparos e no Simplifica PJ. Durante o ato de assinatura, dois prestadores de serviços de Brasília foram contemplados com o financiamento do banco.
Em complemento ao evento do Distrito Federal, o estado de Rondônia, promove entre os dias 29 e 2/12, no Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, o Fomenta Rondônia, que vai discutir a temática das compras públicas com uma abordagem da realidade local.
Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al