Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Estudantes preparam movimento "Gasoduto já"


Movimentos estudantis prometem manifestações em favor de grandes obras durante comemorações do Dia do Estudante

Integrantes do Movimento Estudantil preparam uma grande festa para comemorar o Dia Nacional do Estudante em Porto Velho. Parte dos eventos terão como objetivo principal, reivindicar a construção de grandes obras para toda Região Norte. Além de buscar mobilizar a população em torno da necessidade de investimentos no estados, o que demonstra a maturidade dos movimentos regionais estudantis, o evento contará com a participação de parlamentares e empresários do setor energético que estão preocupados com o futuro econômico de Rondônia.

Oportunidades de emprego, melhor infra-estrutura e uma vaga no curso superior são as metas dos jovens que estarão presentes nas comemorações. Para o presidente da União Estadual dos Estudantes Universitários de Rondônia (UEE), Dabson Bueno, comemorar com mobilização em prol do futuro dos estudantes rondonienses é acreditar que ainda há esperanças. "Temos de acreditar que esse encontro de jovens com parlamentares e sociedade acenderá a luz no fim do túnel que estávamos esperando", disse.

O programa "Gasoduto Já!", proposto pelos organizadores do evento, exigirá a imediata construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho, paralisado pela burocracia do governo, e mostrará à sociedade as vantagens em se construir uma obra que gerará empregos e proporcionará oportunidade de se estruturar uma melhor economia para a Região Norte. Segundo o presidente da União Estadual Rondoniense dos Estudantes Secundaristas (Ueres), Israel Trindade Lourenço, o gás natural é o combustível fóssil mais limpo que existe e a queima tem menos resíduos que outros combustíveis derivados do petróleo. "Ele não é apenas melhor, é mais seguro", afirmou.

O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), confirmou presença nas comemorações e garantiu que a união entre parlamentares e estudantes será um bom motivo para que autoridades finalmente entendam a necessidade da construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho. "A construção dessa obra vai trazer para Rondônia o que faltava para geração de empregos", garantiu.

O senador Expedito Júnior (PR-RO), garantiu que vai participar da comemoração em Porto Velho e afirmou que é importante parlamentares da bancada do Estado estarem cientes dos acontecimentos que buscam melhorar a infra-estrutura de Rondônia. "Temos de saber o que pensam nossos estudantes e a comunidade para que essas reivindicações cheguem ao Congresso", disse.

O evento acontecerá no dia 31 de agosto, no Circuito Musical, antiga Companhia do Forró, com grandes atrações artísticas. Uma delas será a presença da banda Tihuana.

Gasoduto Urucu-Porto Velho - O senador e líder do PMDB Valdir Raupp, é um dos parlamentares que tem levantado a bandeira para construção do gasoduto no Congresso Nacional. Segundo ele, é preciso mostrar à comunidade a necessidade de implantar uma nova possibilidade de exploração energética. "O Estado tem condições de competir em igualdade com os demais, ofertando gás natural nacional e energia elétrica de boa qualidade", garantiu.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)