Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Estudantes da Califórnia conhecem modelo ZFM


Um grupo de treze estudantes dos cursos de Negócios Internacionais e Ciências Naturais da Universidade de Whittier, localizada na Califórnia (EUA), visitou a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), na última quinta-feira (9), com o objetivo de conhecer o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e as oportunidades de negócios e de carreira na região.

O grupo foi recepcionado pelo superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira, que realizou uma palestra abordando o histórico e o funcionamento do modelo ZFM. "Fora do período da borracha nós vivemos uma grande depressão econômica e populacional que só foi revertida com a criação da Zona Franca de Manaus, que garantiu o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Amazônia Ocidental", lembrou Nogueira.

O superintendente também explicou as disparidades dos números da região em termos de população e área. Segundo ele, o Amazonas representa 18% da área do Brasil e contém apenas 1,89% da população, sendo que mais da metade da população do Estado vive na capital Manaus.

Nogueira apontou ainda que a densidade demográfica do Brasil é de 23 habitantes por quilômetro quadrado, enquanto no Amazonas, esse número é de 2,4 habitantes por quilômetro quadrado. Já em Manaus, que possui 98% da população concentrada em uma área urbana de 400 quilômetros quadrados, a densidade passa a ser de mais de cinco mil habitantes por quilômetro quadrado. "O que queremos mostrar é que numa área imensa, a atividade econômica está centrada em uma área física muito pequena. Isso faz com que essa cidade seja a sexta cidade brasileira em PIB, contribuindo para a superação das desigualdades sociais no País", afirmou.

A concentração da atividade econômica também garantiu a preservação de 98% da floresta do Amazonas, uma vez que o modelo ZFM não desmata a floresta para se concretizar. "Este modelo não é importante apenas para a sociedade local e para o Brasil. Do ponto da sustentabilidade, ele importante como solução para o mundo porque temos efetivamente uma alternativa econômica que diminui a pressão sobre a floresta", afirmou. Os professores Daniel Duran, do departamento de Administração de Negócios, e Cinzia Fissore, do departamento de Biologia e Ciências Ambientais, responsáveis pela vinda do grupo a Manaus, agradeceram ao superintendente pela palestra. "Já visitei mais de 150 empresas pelo mundo e essa foi uma das apresentações mais informativas, mais apaixonadas e mais articuladas", disse Duran a Nogueira. Fissore ressaltou ainda que o modelo ZFM foi um excelente exemplo de como as duas áreas de conhecimento dos professores podem conversar e se alinhar para o desenvolvimento econômico.

Fonte: Layana Rios

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)