Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Estado refaz edital, repete irregularidades e TCE suspende licitação


Motivado por irregularidades na formalização de procedimento licitatório e fundamentado em manifestação do corpo técnico e parecer do Ministério Público de Contas (MPC), o Tribunal de Contas (TCE-RO) determinou à Superintendência Estadual de Licitações (Supel) a imediata suspensão do Edital de Licitação nº 601/2012/KAPPA/SUPEL/RO, que prevê a aquisição de mobiliário e equipamentos eletrônicos para escolas estaduais, o que geraria uma despesa de mais de R$ 4,5 milhões aos cofres públicos.

De acordo com a Decisão nº 115/2012/GCJGM, integrante do Processo nº 4470/2012, edital com o mesmo objeto já havia sido formalizado anteriormente pela licitante, mas, diante das irregularidades apontadas pelo TCE na análise do documento, a Supel optou pela anulação do procedimento e abertura de nova licitação.

Contudo, em análise do novo edital, o corpo técnico do TCE confirmou a permanência das irregularidades, bem como constatou que as novas regras do certame trouxeram outras infringências, entre as quais, imposição de exigências excessivas e desnecessárias, capazes, segundo a Corte de Contas, de limitar a competitividade do certame.

Assim, ao determinar a suspensão da licitação, o Tribunal de Contas abriu prazo de 15 dias à Supel, para que apresente justificativas e a documentação probante da adoção das medidas determinadas na decisão monocrática, cuja íntegra pode ser lida no portal do TCE: www.tce.ro.gov.br.

Fonte: TCE
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)