Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Estado realiza primeiro de transplantes de córnea


Pela primeira vez  na história do serviço público de saúde, o governo do Estado realizou um transplante de córnea, em regime de urgência. A cirurgia aconteceu na tarde do último domingo (04), no hospital 9 de Julho, em Porto Velho. O trabalho pioneiro foi feito por uma equipe formada por cinco profissionais e atendeu um paciente de 16 anos. O objetivo é oferecer novos serviços que beneficiem diretamente a população.

"A administração Ivo Cassol dá uma demonstração clara da mudança positiva da saúde pública estadual. A concretização de transplantes em Rondônia é um marco que devemos nos orgulhar, pois envolve capacidade técnica e humana. A nossa meta é ampliar, ainda mais, os tipos de transplantes feitos pelo Estado. O próximo passo é a realização de transplantes de rotina, de córnea e de rim", afirmou Milton Moreira, secretário de Estado de Saúde.

O hospital 9 de Julho é credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender, em casos de transplantes de córneas, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi feita por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelos médicos oftalmologistas, Ivanete Imaca e Solino Assis. Os profissionais são autorizados, através de portaria do MS, para realização de transplantes de córnea.

            Banco de Olhos de Rondônia - "A cirurgia foi um sucesso, o paciente já está em recuperação. A partir de agora, os casos de urgência poderão ser solucionados no Estado, não precisando mais do serviço de Tratamento Fora de Domicílio. O Banco de Olhos de Brasília forneceu a córnea transplantada", explicou  médica Inês Motta, coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET).

Para dinamizar os transplantes de córneas, o governo de Rondônia  irá implantar, em Porto Velho, um banco de olhos para atender a demanda estadual. Está em estudo uma parceria entre o Estado e o Lions Clube da Capital para a criação do Banco de Olhos de Rondônia. A entidade comprará os equipamentos e a administração estadual cederá profissionais e espaço físico. 

 

Fonte: Toninha Lima – DRT/RO – 234

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)