Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Estado realiza primeiro de transplantes de córnea


Pela primeira vez  na história do serviço público de saúde, o governo do Estado realizou um transplante de córnea, em regime de urgência. A cirurgia aconteceu na tarde do último domingo (04), no hospital 9 de Julho, em Porto Velho. O trabalho pioneiro foi feito por uma equipe formada por cinco profissionais e atendeu um paciente de 16 anos. O objetivo é oferecer novos serviços que beneficiem diretamente a população.

"A administração Ivo Cassol dá uma demonstração clara da mudança positiva da saúde pública estadual. A concretização de transplantes em Rondônia é um marco que devemos nos orgulhar, pois envolve capacidade técnica e humana. A nossa meta é ampliar, ainda mais, os tipos de transplantes feitos pelo Estado. O próximo passo é a realização de transplantes de rotina, de córnea e de rim", afirmou Milton Moreira, secretário de Estado de Saúde.

O hospital 9 de Julho é credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender, em casos de transplantes de córneas, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi feita por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelos médicos oftalmologistas, Ivanete Imaca e Solino Assis. Os profissionais são autorizados, através de portaria do MS, para realização de transplantes de córnea.

            Banco de Olhos de Rondônia - "A cirurgia foi um sucesso, o paciente já está em recuperação. A partir de agora, os casos de urgência poderão ser solucionados no Estado, não precisando mais do serviço de Tratamento Fora de Domicílio. O Banco de Olhos de Brasília forneceu a córnea transplantada", explicou  médica Inês Motta, coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET).

Para dinamizar os transplantes de córneas, o governo de Rondônia  irá implantar, em Porto Velho, um banco de olhos para atender a demanda estadual. Está em estudo uma parceria entre o Estado e o Lions Clube da Capital para a criação do Banco de Olhos de Rondônia. A entidade comprará os equipamentos e a administração estadual cederá profissionais e espaço físico. 

 

Fonte: Toninha Lima – DRT/RO – 234

Mais Sobre Política

2º Encontro de Capacitação do Selo Unicef será realizado nos dias 21 e 22 de agosto

2º Encontro de Capacitação do Selo Unicef será realizado nos dias 21 e 22 de agosto

O segundo Encontro de Capacitação do Selo Unicef será realizado nos dias 21 e 22 deste mês, no Salão Nobre Rosilda Shocknesss, no Palácio Rio Madeira,

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Objetivo é facilitar o acesso das pessoas que não dispõem de transporte próprio para chegar ao evento

MP-RO  adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

MP-RO adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

O Ministério Público de Rondônia formalizou, nesta sexta-feira (16/08), a adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência, desenvolvido pelo Governo Fed

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor) abre nesta segunda-feira, 20 de agosto, sua quinzena de recebimento de manife