Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Estado realiza primeiro de transplantes de córnea


Pela primeira vez  na história do serviço público de saúde, o governo do Estado realizou um transplante de córnea, em regime de urgência. A cirurgia aconteceu na tarde do último domingo (04), no hospital 9 de Julho, em Porto Velho. O trabalho pioneiro foi feito por uma equipe formada por cinco profissionais e atendeu um paciente de 16 anos. O objetivo é oferecer novos serviços que beneficiem diretamente a população.

"A administração Ivo Cassol dá uma demonstração clara da mudança positiva da saúde pública estadual. A concretização de transplantes em Rondônia é um marco que devemos nos orgulhar, pois envolve capacidade técnica e humana. A nossa meta é ampliar, ainda mais, os tipos de transplantes feitos pelo Estado. O próximo passo é a realização de transplantes de rotina, de córnea e de rim", afirmou Milton Moreira, secretário de Estado de Saúde.

O hospital 9 de Julho é credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender, em casos de transplantes de córneas, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi feita por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelos médicos oftalmologistas, Ivanete Imaca e Solino Assis. Os profissionais são autorizados, através de portaria do MS, para realização de transplantes de córnea.

            Banco de Olhos de Rondônia - "A cirurgia foi um sucesso, o paciente já está em recuperação. A partir de agora, os casos de urgência poderão ser solucionados no Estado, não precisando mais do serviço de Tratamento Fora de Domicílio. O Banco de Olhos de Brasília forneceu a córnea transplantada", explicou  médica Inês Motta, coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET).

Para dinamizar os transplantes de córneas, o governo de Rondônia  irá implantar, em Porto Velho, um banco de olhos para atender a demanda estadual. Está em estudo uma parceria entre o Estado e o Lions Clube da Capital para a criação do Banco de Olhos de Rondônia. A entidade comprará os equipamentos e a administração estadual cederá profissionais e espaço físico. 

 

Fonte: Toninha Lima – DRT/RO – 234

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)