Segunda-feira, 5 de março de 2007 - 20h39
Pela primeira vez na história do serviço público de saúde, o governo do Estado realizou um transplante de córnea, em regime de urgência. A cirurgia aconteceu na tarde do último domingo (04), no hospital 9 de Julho, em Porto Velho. O trabalho pioneiro foi feito por uma equipe formada por cinco profissionais e atendeu um paciente de 16 anos. O objetivo é oferecer novos serviços que beneficiem diretamente a população.
"A administração Ivo Cassol dá uma demonstração clara da mudança positiva da saúde pública estadual. A concretização de transplantes em Rondônia é um marco que devemos nos orgulhar, pois envolve capacidade técnica e humana. A nossa meta é ampliar, ainda mais, os tipos de transplantes feitos pelo Estado. O próximo passo é a realização de transplantes de rotina, de córnea e de rim", afirmou Milton Moreira, secretário de Estado de Saúde.
O hospital 9 de Julho é credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender, em casos de transplantes de córneas, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi feita por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelos médicos oftalmologistas, Ivanete Imaca e Solino Assis. Os profissionais são autorizados, através de portaria do MS, para realização de transplantes de córnea.
Banco de Olhos de Rondônia - "A cirurgia foi um sucesso, o paciente já está em recuperação. A partir de agora, os casos de urgência poderão ser solucionados no Estado, não precisando mais do serviço de Tratamento Fora de Domicílio. O Banco de Olhos de Brasília forneceu a córnea transplantada", explicou médica Inês Motta, coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET).
Para dinamizar os transplantes de córneas, o governo de Rondônia irá implantar, em Porto Velho, um banco de olhos para atender a demanda estadual. Está em estudo uma parceria entre o Estado e o Lions Clube da Capital para a criação do Banco de Olhos de Rondônia. A entidade comprará os equipamentos e a administração estadual cederá profissionais e espaço físico.
Fonte: Toninha Lima DRT/RO 234
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho
A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d