Segunda-feira, 5 de março de 2007 - 20h39
Pela primeira vez na história do serviço público de saúde, o governo do Estado realizou um transplante de córnea, em regime de urgência. A cirurgia aconteceu na tarde do último domingo (04), no hospital 9 de Julho, em Porto Velho. O trabalho pioneiro foi feito por uma equipe formada por cinco profissionais e atendeu um paciente de 16 anos. O objetivo é oferecer novos serviços que beneficiem diretamente a população.
"A administração Ivo Cassol dá uma demonstração clara da mudança positiva da saúde pública estadual. A concretização de transplantes em Rondônia é um marco que devemos nos orgulhar, pois envolve capacidade técnica e humana. A nossa meta é ampliar, ainda mais, os tipos de transplantes feitos pelo Estado. O próximo passo é a realização de transplantes de rotina, de córnea e de rim", afirmou Milton Moreira, secretário de Estado de Saúde.
O hospital 9 de Julho é credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender, em casos de transplantes de córneas, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi feita por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelos médicos oftalmologistas, Ivanete Imaca e Solino Assis. Os profissionais são autorizados, através de portaria do MS, para realização de transplantes de córnea.
Banco de Olhos de Rondônia - "A cirurgia foi um sucesso, o paciente já está em recuperação. A partir de agora, os casos de urgência poderão ser solucionados no Estado, não precisando mais do serviço de Tratamento Fora de Domicílio. O Banco de Olhos de Brasília forneceu a córnea transplantada", explicou médica Inês Motta, coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET).
Para dinamizar os transplantes de córneas, o governo de Rondônia irá implantar, em Porto Velho, um banco de olhos para atender a demanda estadual. Está em estudo uma parceria entre o Estado e o Lions Clube da Capital para a criação do Banco de Olhos de Rondônia. A entidade comprará os equipamentos e a administração estadual cederá profissionais e espaço físico.
Fonte: Toninha Lima DRT/RO 234
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)