Segunda-feira, 12 de março de 2007 - 18h49
Centenas de crianças com idade entre 7 e 15 anos são beneficiadas com "Escolinhas Esportivas" implantadas em sete bairros da capital pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Esportes (Semes). A abertura oficial do programa - que vai atender a mais de 800 crianças, principalmente da periferia - ocorreu no último sábado, no ginásio comunitário do Bairro Esperança da Comunidade, com a presença do prefeito Roberto Sobrinho, dos secretários Emerson Castro (Esportes) e Josélia Saraiva (Agricultura); do deputado federal Eduardo Valverde e do vereador Zequinha Araújo.
Durante a solenidade, o prefeito entregou os kits esportivos contendo bolas, redes, cones de sinalização, apitos, corda elástica e coletes para o treinamento dos alunos. Além de crianças, o projeto atende também a terceira idade e cadeirantes, com futebol e recreação. Inicialmente, o atendimento a terceira idade se limitará ao Bairro Esperança da Comunidade, mas Castro afirmou que pretende estender o trabalho aos demais bairros da capital. "Estamos fechando parcerias com os cursos de Educação Física das faculdades para trabalharmos com estagiários e, desta forma, podermos atingir um número maior de pessoas com o projeto", destacou.
Por enquanto, os bairros atendidos são Esperança da Comunidade, Eletronorte, Mariana, São Sebastião, Eldorado, Areal e Flamboyant. As modalidades oferecidas até novembro são futebol, futsal e capoeira. Para Emerson, o projeto "é o início de um sonho em levar atividade esportiva à comunidade e, conseqüentemente, mais saúde". Este ano são 14 ações destinadas a atender a população mais carente, entre elas, o "Ruralzão" e o campeonato de voadeira. Na sua opinião, está é uma forma de inclusão na sociedade e agregação familiar.
Roberto Sobrinho destacou o trabalho que vem sendo feito na administração dele para incentivar a prática esportiva, a exemplo das duas quadras que estão sendo construídas - uma no distrito de Calama e outra em São Carlos. Ele citou ainda a construção de campos de futebol na área rural, visando incrementar o Campeonato Ruralzão, que agora conta também com a participação das mulheres.
O prefeito falou ainda das praças que estão sendo construídas ou reformadas na capital, criando espaço para o lazer de crianças e adultos terem uma área de lazer. Ele citou a praça, com pista de caminhada, que está sendo construída no Jardim Santana. O Rio Candeias é outro bairro beneficiado com uma praça. Já o Esperança da Comunidade terá uma praça integrada ao ginásio esportivo, cujo recurso é oriundo de emenda do vereador Zequinha Araújo. Os bairros Ronaldo Aragão e Mariana também terão praças para a prática esportiva.
Roberto Sobrinho destacou ainda a implantação do Segundo Tempo nas escolas do município. O projeto visa atender as crianças com aulas normais e, num outro horário (da tarde ou manhã), elas permanecerão na escola para a prática esportiva. Cerca mil crianças serão beneficiadas. Está sendo implantada também a Escola Aberta, onde os estabelecimentos ficarão abertos nos finais de semana para atender a comunidade na prática esportiva e realização de cursos.
Fonte: Ascom
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)