Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escolas estaduais vão receber prêmio por incentivar economia de energia


 
Sete escolas da rede estadual de ensino instaladas em Porto Velho vão receber, na próxima segunda-feira (19), premiação referente ao Programa de Controle de Energia Elétrica (Procel) da Eletronorte. A solenidade está marcada para as 10 horas, na escola Franklin Roosevelt, que será contemplada com um data-show juntamente com a escola Jaime Barcessat, enquanto a José Otino de Freitas, São Luiz, Jânio da Silva Quadros, Teodoro de Assunção e Manaus vão receber certificado de participação.

O Procel tem como foco levar informações principalmente aos alunos, promovendo a racionalização do consumo de energia elétrica. Ao final, os participantes tornam-se multiplicadores das lições aprendidas e incentivadores do uso eficiente da eletricidade. As informações são trabalhadas por meio de material didático, que ensina novos hábitos de uso racional de energia elétrica aos alunos.

O Programa é dividido em três etapas, começando com a capacitação dos professores, seguida do trabalho com alunos, que aprendem mais sobre energia e meio ambiente verificando as contas residenciais e desenvolvendo projetos para evitar o desperdício, enquanto os professores monitoram mês a mês o consumo da escola. Ao final, as instituições que apresentarem os maiores índices de redução na conta de eletricidade de energia elétrica por cidade são premiadas ou recebem certificado de participação.

Em todo o País o projeto educacional Procel é desenvolvido em escolas públicas de Rondônia, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

A escola Franklin Roosevelt fica na rua Rio Machado, 888, bairro Triângulo.

Fonte: Decom 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)