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Escola do Legislativo da ALE retoma atividades do PEC



A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa retoma na próxima terça-feira (9) as atividades do Programa Educação para a Cidadania (PEC). Ao todo serão realizadas seis palestras nos dias 9 e 10, das 11h às 12h e das 17h às 18h, com duração de 50 minutos à uma hora cada.

A primeira instituição a ser contemplada com o programa será a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 4 de Janeiro com a realização das palestras: “Viver com motivação”, “Educação Sexual” com ênfase em gravidez na adolescência e “Bullying na Minha Escola Não”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PP) disse o compromisso do Poder Legislativo, através da sua Escola é colaborar com a promoção do ser humano no seu desenvolvimento pleno e sua participação efetiva na sociedade.

A diretora geral da Escola do Legislativo, Rose Sena, enfatizou a importância dos temas na adolescência, já que as palestras serão proferidas a aproximadamente 350 alunos da 9ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O PEC foi implantado pela Escola do Legislativo em 2004, visando atender a comunidade com ações voltadas para o desenvolvimento da cidadania. Segundo o coordenador do projeto, Aldo Dias Knightz, com a parceria da Seduc, Semed e entidades privadas, até 2009 foram realizadas em escolas da rede de ensino estadual, sindicatos, igrejas e em associações de bairros, 603 atividades entre cursos, palestras, oficinas, debates, teatros de fantoches e eventos sociais.

“Durante seu funcionamento o PEC atendeu 26 municípios do Estado de Rondônia beneficiando um total de 33.400 pessoas”, ressaltou Aldo. 

O programa tem como foco desenvolver trabalho pedagógico voltado para o exercício da cidadania, no qual os participantes tenham atuação efetiva no processo de reflexão do seu cotidiano, adquirindo novos conhecimentos na perspectiva da formação cidadã; proporcionar espaços interdisciplinares que contribuam para a formação dos educandos, através de diferentes atividades; repensar uma educação voltada para as necessidades do cidadão, suas expectativas, desejos e realizações; estreitar a relação Família-Escola-Comunidade-Poder Legislativo Estadual e fortalecer a escola como local de transformação do homem.

Fonte: Liliane Oliveira     

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