Quinta-feira, 21 de setembro de 2006 - 15h28
Com uma cerimônia simples, em seu auditório, às 10 horas desta sexta-feira, 22, a Escola do Legislativo vai comemorar os três anos de funcionamento deste órgão da Assembléia Legislativa que, no período, já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos em atividades sociais e educacionais diversas.
Criada em abril de 2003, por decisão dos deputados estaduais da atual legislatura, a Escola do Legislativo funcionou efetivamente a partir de 23 de setembro daquele ano, tendo como parceiros iniciais a sua similar de Minas Gerais e o programa Interlegis do Senado Federal.
Tendo como objetivo básico a qualificação e a busca de melhor auto-estima dos servidores do Poder Legislativo Estadual, a Escola, conforme a orientação da Mesa Diretora da ALE-RO, aos poucos foi abrindo o leque de oportunidades para inserção social a segmentos diversos da sociedade, tendo atingido, nestes três anos mais de 120 mil pessoas em cursos, oficinas, teatralizações, palestras, ações de solidariedade, videoconferências e outras atividades em todos os 52 municípios do Estado.
Para executar seus programas nesses três anos a Escola do Legislativo contou com parcerias diversas tanto de órgãos públicos quanto privados, elementos fundamentais para que os projetos dessem certo e se pudesse atender à demanda tanto interna quanto externa.
Nesses três anos de atividades a Escola do Legislativo já aplicou 45 cursos diversos, voltados tanto para a melhor qualificação profissional quanto para a inserção no mercado de trabalho, como a busca da melhora da auto-gestão e da auto-estima dos participantes.
O crescimento de opções oferecidas e da procura de parte dos interessados pode ser medido pelos números: Em 2003 foram 820 horas-aula e 649 concluintes de cursos. Em 2004 4.310 horas-aula e 2.914 concluintes. Em 2005 foram 5.108 horas-aula e 3.595 concluintes. Em 2006, até agora, foram aplicadas 5.688 horas-aula e 6048 concluintes.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)