Quinta-feira, 21 de setembro de 2006 - 15h28
Com uma cerimônia simples, em seu auditório, às 10 horas desta sexta-feira, 22, a Escola do Legislativo vai comemorar os três anos de funcionamento deste órgão da Assembléia Legislativa que, no período, já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos em atividades sociais e educacionais diversas.
Criada em abril de 2003, por decisão dos deputados estaduais da atual legislatura, a Escola do Legislativo funcionou efetivamente a partir de 23 de setembro daquele ano, tendo como parceiros iniciais a sua similar de Minas Gerais e o programa Interlegis do Senado Federal.
Tendo como objetivo básico a qualificação e a busca de melhor auto-estima dos servidores do Poder Legislativo Estadual, a Escola, conforme a orientação da Mesa Diretora da ALE-RO, aos poucos foi abrindo o leque de oportunidades para inserção social a segmentos diversos da sociedade, tendo atingido, nestes três anos mais de 120 mil pessoas em cursos, oficinas, teatralizações, palestras, ações de solidariedade, videoconferências e outras atividades em todos os 52 municípios do Estado.
Para executar seus programas nesses três anos a Escola do Legislativo contou com parcerias diversas tanto de órgãos públicos quanto privados, elementos fundamentais para que os projetos dessem certo e se pudesse atender à demanda tanto interna quanto externa.
Nesses três anos de atividades a Escola do Legislativo já aplicou 45 cursos diversos, voltados tanto para a melhor qualificação profissional quanto para a inserção no mercado de trabalho, como a busca da melhora da auto-gestão e da auto-estima dos participantes.
O crescimento de opções oferecidas e da procura de parte dos interessados pode ser medido pelos números: Em 2003 foram 820 horas-aula e 649 concluintes de cursos. Em 2004 4.310 horas-aula e 2.914 concluintes. Em 2005 foram 5.108 horas-aula e 3.595 concluintes. Em 2006, até agora, foram aplicadas 5.688 horas-aula e 6048 concluintes.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública do Estado
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a destinação de aproximadamente R$ 3 milhões à Defensoria Pública do Estado (DPE). A votação do
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)