Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escola do Legislativo: 3 anos investindo na cidadania


Com uma cerimônia simples, em seu auditório, às 10 horas desta sexta-feira, 22, a Escola do Legislativo vai comemorar os três anos de funcionamento deste órgão da Assembléia Legislativa que, no período, já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos em atividades sociais e educacionais diversas.

Criada em abril de 2003, por decisão dos deputados estaduais da atual legislatura, a Escola do Legislativo funcionou efetivamente a partir de 23 de setembro daquele ano, tendo como parceiros iniciais a sua similar de Minas Gerais e o programa Interlegis do Senado Federal.

Tendo como objetivo básico  a qualificação e a busca de melhor auto-estima dos servidores do Poder Legislativo Estadual, a Escola, conforme a orientação da Mesa Diretora da ALE-RO, aos poucos foi abrindo o leque de oportunidades para inserção social a segmentos diversos da sociedade, tendo atingido, nestes três anos mais de 120 mil pessoas em cursos, oficinas, teatralizações, palestras, ações de solidariedade, videoconferências e outras atividades em todos os 52 municípios do Estado.

Para executar seus programas nesses três anos a Escola do Legislativo contou com parcerias diversas tanto de órgãos públicos quanto privados, elementos fundamentais para que os projetos dessem certo e se pudesse atender à demanda tanto interna quanto externa.

Nesses três anos de atividades a Escola do Legislativo já aplicou 45 cursos diversos, voltados tanto para a melhor qualificação profissional quanto para a inserção no mercado de trabalho, como a busca da melhora da auto-gestão e da auto-estima dos participantes.

O crescimento de opções oferecidas e da procura de parte dos interessados pode ser medido pelos números: Em 2003 foram 820 horas-aula e 649 concluintes de cursos. Em 2004 4.310 horas-aula e 2.914 concluintes. Em 2005 foram 5.108 horas-aula e 3.595 concluintes. Em 2006, até agora, foram aplicadas 5.688 horas-aula e 6048 concluintes.
 
Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)